Ópera: G. Puccini - La Boheme
(Site Rádio Antena2)
SINOPSE/RESUMO:
“La Bohème”, de Giacomo Puccini (1858-1924). Libreto de Illica e Giacosa segundo Murger. Estreia em Turim, no Teatro Reggio, em 1896.
PERSONAGENS: Mimi / Rodolfo / Marcello / Schaunard / Colline / Musetta / Benoit / Alcindoro / Parpignol / Um sargento.
PRIMEIRO ACTO: A ópera começa com um acto que não estava previsto no primeiro rascunho do libreto, mas que foi criado por exigência expressa de PUCCINI. Esse acto surge como uma forma de apresentação das personagens e traz maior consistência à narrativa. Passa-se em Montparnasse, numa águas-furtadas, onde o Pintor MARCELLO e o Poeta RUDOLFO (que também escreve para jornais) trabalham sem grande entusiasmo. É véspera de Natal, está muito frio e não têm lenha, o que os leva a sacrificar alegremente um manuscrito do Poeta. Entretanto chega COLLINE, um Filósofo, amigo de ambos, e, instantes mais tarde, chega SCHAUNARD, um músico, que traz comida e lenha compradas com dinheiro ganho de forma inesperada. É no meio dos festejos da súbita Fortuna que surge BENOIT, o proprietário do prédio, que vem reclamar as rendas em atraso. Os quatro artistas recebem-no com uma cordialidade algo preocupante.
A verdade é que não têm qualquer intenção de pagar a renda. Levam-no, para tal, a confessar algumas fraquezas contra as quais manifestam uma enorme indignação, acabando por expulsá-lo da mansarda. MARCELLO, COLLINE e SCHAUNARD decidem ir festejar o Natal para a rua. RUDOLFO promete ir ter com eles mais tarde, mal acabe de escrever o artigo que tem em mãos. Os três partem e RUDOLFO fica sozinho. Passados instantes batem à porta. É uma vizinha que vem pedir lume para a sua vela que se apagara. RUDOLFO dá-lhe lume e acompanha-a até à porta. Aí a jovem descobre que perdeu a chave do seu quarto, e os dois regressam ao interior para a procurar. As velas apagam-se e é na obscuridade que falam de si, das suas vidas. A jovem diz chamar-se MIMI, aliás LUCIA, e diz trabalhar como bordadeira. RUDOLFO diz que é Poeta e declara-lhe o seu amor. Ouvem-se as vozes dos outros na rua. RUDOLFO quer ficar mas MIMI mostra vontade de festejar o Natal com os amigos do Poeta. Acabam por sair juntos.
SEGUNDO ACTO: O 2º acto passa-se nas ruas do Quartier Latin na mesma noite de Natal, e nele assistimos à agitação da vida boémia parisiense tal como é retratada nos textos de MURGER. A MARCELLO, COLLINE e SCHAUNARD junta-se RUDOLFO que lhes apresenta a sua nova conquista, a sua vizinha MIMI. Depois, com grande espalhafato, chega MUSETTA, antigo amor de MARCELLO, que vem acompanhada pelo velho SAINT-PHAR, seu actual protector. MUSETTA canta e fala alto, tudo fazendo para chamar a atenção de MARCELLO – o que consegue. A conta da ceia é sub-repticiamente entregue ao velho enquanto o quarteto de artistas sai de cena na companhia das duas jovens, MUSETTA e MIMI.
TERCEIRO ACTO: O 3º acto passa-se nas ruas dum bairro limítrofe da capital parisiense, junto da entrada dum cabaret, "O Porto de Marselha", onde o Pintor MARCELLO está hospedado com MUSETTA e que paga em troca de alguns quadros, e onde naquela noite também ficam RUDOLFO e MIMI. É Janeiro e as ruas estão cobertas de neve. MIMI procura MARCELLO queixando-se de RUDOLFO que manifesta constantes crises de ciúme. RUDOLFO aproxima-se e MIMI esconde-se. Então MARCELLO tenta saber, por RUDOLFO, o que se passa, e o Poeta diz ter medo daquilo que possa acontecer com MIMI. Ela está muito doente, tuberculosa, e ele não tem meios para lhe proporcionar a vida de que ela necessitaria para se tratar. Escondida, MIMI escuta toda a conversa, e um súbito ataque de tosse chama a atenção de RUDOLFO para a sua presença. Então MIMI diz que o vai deixar, e o acto termina entre as juras de amor de RUDOLFO e MIMI, e uma discussão acalorada de MUSETTA e MARCELLO.
QUARTO ACTO: O 4º acto passa-se no mesmo cenário do 1º: as águas-furtadas em Montparnasse. MARCELLO e RUDOLFO conversam. RUDOLFOviu recentemente MUSETTA; MARCELLO esteve com MIMI. Falam de ambas com aparente desprendimento que acaba por se transformar em manifestações de profunda tristeza pela separação. Chegam COLLINE e SCHAUNARD que confirmam a habitual e calamitosa situação económica do pequeno grupo de amigos – situação que é, aliás, festejada alegremente por todos. Mas os festejos são interrompidos pela chegada de MUSETTA que traz consigo MIMI, moribunda. Ela foi abandonada pelo protector, e quer partilhar as suas últimas horas com RUDOLFO. Todos quereriam poder dar-lhe calor e conforto, mas não têm nada, nem comida nem sequer lenha para o fogão. MUSETTA decide sacrificar os seus brincos e COLLINE o seu precioso casacão, já verde de tanto uso. Saem todos deixando sós RUDOLFO e MIMI para uma última troca de juras de amor. Quando regressam, MUSETTA entrega a MIMI o pequeno regalo de peles com que tanto sonhara. Instantes depois a jovem morre. Os outros sussurram sem saber como contar a RUDOLFO, que acaba por compreender caindo junto de MIMI a soluçar.
Resumos Relacionados
- Elas Também Tocam Jazz - Mimi Fox
- Delicadeza Sutil Da Gata Mimi
- The Rise And Fall Of A 10 Grade Social Climber
- Uma Casa De Bonecas
- Uma Casa De Bonecas
|
|