Ópera: R. Wagner - Os Mestres Cantores de Nuremberga
(Site Rádio Antena2)
SINOPSE/RESUMO: “Os Mestres Cantores de Nuremberga” de Richard Wagner (Leipzig, 22 de Maio de 1813 – Veneza, 13 de Fevereiro de 1883). Oitava ópera do compositor, então com 54 anos. Libreto de Richard Wagner baseado em diversas fontes. Estreia em Munique, no Teatro Real, 21 de Junho de 1868.
Personagens: O Cavaleiro Walter von Staling / Eva, Filha do Ourives / Madalena, Aia de Eva / David, Aprendiz de Sapateiro / Veit Pogner, o Ourives / Sixtus Beckmesser / Fritz Kothner / Kunz Vogelgesang / Hermann Ortel / Baltasar Zorn / Konrad Nachtigall / Augustin Moser / Hans Schwarz / Hans Foltz / Ulrich Eisslinger / Hans Sachs, o Sapateiro / Guarda-Nocturno / Os outros Mestres Cantores.
Antecedentes: Foi por volta de 1845 que Wagner pensou em escrever uma ópera cómica que fosse uma espécie de réplica a "Tanhäuser" – mas o projecto só iria tomar forma passados mais de 20 anos. Estamos a falar de "Os Mestres Cantores de Nuremberga". Foram diversos os textos em que Wagner se baseou para escrever esta obra, entre eles a "História da Literatura Alemã" de Georg Gottfried Gervinius, um capítulo duma crónica nuremberguiana onde se fala da "arte mui graciosa dos Mestres Cantores", um poema de Goethe "sobre a missão poética de Hans Sachs", uma comédia de Deinhardstein e um conto de Hoffmann intitulado "Mestre Martin, o Latoeiro, e os seus Companheiros". A ideia inicial duma réplica cómica a "Tanhäuser" acabou por esbater-se com o passar dos anos – ainda que possam ser encontradas algumas semelhanças, como um cantor de génio confrontado com tradições bafientas, a jovem dada como prémio no concurso de canto, a figura paternal dum mecenas, ou ainda o velho artista amado e venerado, simbolizado, nos "Mestres Cantores", por Hans Sachs.
PRIMEIRO ACTO: Interior da igreja de Santa Catarina em Nuremberga: Eva, filha do ourives Veit Pogner, repara num cavaleiro que a olha fixamente. Esse cavaleiro é Walter von Staling, que lhe pergunta se já tem noivo, ao que a aia da jovem, Madalena, responde "que Eva irá casar com o vencedor do Concurso de Canto do dia de São João", acrescentando "que isso fora uma decisão do seu pai, o ourives Veit Pogner". Evidentemente interessado, Walter diz, no entanto, ignorar as regras do concurso. Veit Pogner chega passados instantes, e Walter manifesta-lhe o seu interesse em entrar para a Corporação dos Mestres Cantores, o que parece agradar ao ourives, já que se dispõe, ele próprio, a apresentar a sua candidatura. Mas essa pretensão do cavaleiro é muito mal recebida, sobretudo por Sixtus Beckmesser, pretendente de Eva, que vê em Walter um rival perigoso no Concurso de Canto. No entanto, a candidatura é aceite, mas a actuação do cavaleiro desafia as regras estabelecidas, e Walter não é admitido. Em favor da sua arte manifestam-se Veit Pogner, o ourives, e Hans Sachs, o sapateiro.
SEGUNDO ACTO: Rua onde ficam as casas do ourives Veit Pogner e do sapateiro Hans Sachs: David, o aprendiz de Hans Sachs, está a fechar a loja quando chega a aia de Eva, Madalena, que lhe pergunta qual foi o resultado da prova prestada por Walter; fica furiosa ao saber que ele não foi admitido na Corporação dos Mestres Cantores. Hans Sachs senta-se à porta da loja disposto a trabalhar, recordando o canto do cavaleiro que o impressionou precisamente por ser diferente. Eva vem conversar com ele acerca do Concurso de Canto que irá realizar-se no dia seguinte. Hans Sachs, compreendendo o que se passa, decide proteger os dois apaixonados. É que Walter e Eva, temendo o resultado do concurso, decidiram fugir, ao que o sapateiro se opõe. Entretanto chega Sixtus Beckmesser que vem fazer uma serenata a Eva, e Hans Sachs decide contrariá-lo começando também a cantar enquanto bate a sola. Os dois homens acabam por estabelecer um acordo: Beckmesser fará a serenata e Hans Sachs limitar-se-á a marcar as falhas do seu canto com as pancadas do martelo. Só que o barulho é tal que os vizinhos aparecem para ver o que se passa, e David, namorado de Madalena, julgando que Beckmesser dedica a serenata à sua amada, ataca-o furioso. Aproveitando a confusão, Hans Sachs esconde Walter em sua casa no momento em que o ourives aparece e leva a filha consigo.
TERCEIRO ACTO: Na loja do sapateiro Hans Sachs: este conversa com Walter, que lhe diz ter tido um sonho maravilhoso. O sapateiro desafia-o a contar esse sonho num poema, e, enquanto Walter canta, Hans Sachs vai aconselhando-o a adaptar o seu estilo às regras da Corporação. Depois de Walter sair, chega Sixtus Beckmesser que, ao ver o manuscrito, pergunta a Hans Sachs se pretende entrar no concurso. O sapateiro responde que não, de maneira nenhuma, e Beckmesser parte decidido a utilizar aquela canção, que julga ter decorado. O Concurso de Canto inicia-se com grandes festejos. Sixtus Beckmesser apresenta a canção roubada, adaptando as palavras à sua música. O resultado é desastroso, e Beckmesser, furioso, diz que foi vítima do sapateiro, e que aquela canção é obra dele. Então Hans Sachs revela o verdadeiro autor da obra, e entrega o manuscrito aos Mestres Cantores, que ficam maravilhados. Walter ganha o concurso e a mão de Eva. A ópera termina com Eva colocando a coroa de flores, destinada ao vencedor, na cabeça de Hans Sachs.
Resumos Relacionados
- Ópera: R. Wagner - Tristão E Isolda
- Cold Moon
- Resumo Da Saga
- Ópera: R. Wagner - Tannhäuser
- Views Of A Clown
|
|