Blohm und Voss Ha 139
(E.R. Hickel)
Hidroavião de reconhecimento de longo alcance Ha 139 para dois a quatro tripulantes. Lançado em 1936, o hidroavião Ha 139 foi originalmente projetado para a função de correio aéreo embarcado. Assim, podia ser lançado de catapulta quando o navio estivesse próximo do destino e entregar a correspondência muito antes do atracamento. Era uma aeronave grande, toda em metal, monoplano com asa de gaivota invertida e impulsionada por quatro motores a diesel. O Ha 139 operou com a Deutsche LuftHansa nas rotas transatlânticas entre 1937 e 1939. Nesta época, era um dos maiores hidroaviões em atividade. Com o início da Segunda Grande Guerra, os três aparelhos até então produzidos foram transferidos para a Luftwaffe e convertidos para as operações militares. As unidades V1 e V2 foram utilizadas como transportes na Campanha Norueguesa, enquanto que a V3 foi modificada em 1940, com nariz envidraçado (Ha 139B/U), para a função de reconhecimento marítmo no Mar Báltico. Esta aeronave foi depois modificada (Ha 139B/MS), recebendo equipamentos para atividade anti-minas. Apesar das modificações o Ha 139 não se mostrou muito adequado para o serviço militar e assim não foi mais produzido. O modelo Ha 139-B tinha quatro motores Junkers Jumo 205C com 600HP de potência cada. A envergadura era de 29,50m e o comprimento de 20,10m. Suportava peso máximo de decolagem de 19.000Kg; atingia a velocidade máxima de 286Km/h, com alcance de 4.920Km e teto de 5.000m. A aeronave estava armada com quatro metralhadoras de 7,9mm (calibre .30).
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