Blohm und Voss Ha 139 
(E.R. Hickel)
  
Hidroavião de reconhecimento de longo alcance  Ha 139 para dois a quatro tripulantes. Lançado em 1936, o hidroavião Ha  139 foi originalmente projetado para a  função de correio aéreo  embarcado. Assim, podia ser lançado de catapulta quando o navio  estivesse próximo do destino e entregar a correspondência muito antes  do atracamento. Era uma aeronave grande, toda em metal, monoplano com  asa de gaivota invertida e impulsionada por quatro motores a diesel. O  Ha 139 operou com a Deutsche LuftHansa nas rotas transatlânticas entre  1937 e 1939. Nesta época, era um dos maiores hidroaviões em atividade.  Com o início da Segunda Grande Guerra, os três aparelhos até então  produzidos foram transferidos para a Luftwaffe e convertidos para as  operações militares. As unidades V1 e V2 foram utilizadas como  transportes na Campanha Norueguesa, enquanto que a V3 foi modificada em  1940, com nariz envidraçado (Ha 139B/U), para a função de  reconhecimento marítmo no Mar Báltico. Esta aeronave foi depois  modificada (Ha 139B/MS), recebendo equipamentos para atividade  anti-minas. Apesar das modificações o Ha 139 não se mostrou muito  adequado para o serviço militar e assim não foi mais produzido. O modelo Ha 139-B tinha quatro motores Junkers Jumo 205C  com 600HP de potência cada. A envergadura era de 29,50m e o comprimento de 20,10m.  Suportava peso máximo de decolagem de 19.000Kg; atingia a velocidade máxima de  286Km/h, com alcance de 4.920Km e teto de 5.000m. A aeronave estava armada com  quatro metralhadoras de 7,9mm (calibre .30). 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Dornier Do 18
  
  
- Junkers Ju 86
  
  
- Blohm Und Voss Bv 222 Viking
  
  
- Kawanishi H8k
  
  
- Short Singapore
  
 
 
 | 
     |