Heinkel He 100
(E.R. Hickel)
Caça monoposto He 100 de 1938. Embora alguns
historiadores considerem o He 100 mera "propaganda de guerra",
consta que o protótipo Heinkel He 100 voou pela primeira vez em 22
de janeiro de 1938. Um ano depois, o oitavo protótipo estabeleceu
um novo recorde de velocidade - 746,61 km/h. A aeronave surgiu como um
possível concorrente ao Me 109, que já havia sido adotado
em várias unidades da Luftwaffe. Alguns problemas de instabilidade
atrasaram o desenvolvimento e teste do projeto, contudo o He 100D foi concluído
e 15 exemplares construídos. Como os novos motores DB-601 já
estavam sendo empregados na produção do Me 109, o He 100 não
foi adotado pela Luftwaffe e a Heinkel foi autorizada a oferecer o modelo
a outros países. De fato, em 1939, especialistas japoneses e soviéticos,
em visita a Marienehe, demonstraram grande interesse pelo avião.
Três He-100D foram dados ao Japão e seis exemplares em desenvolvimento
vendidos para a União Soviética. A colaboração
entre estes países encerrou-se aí, tendo os japoneses desenvolvido
o Kawasaki Ki.61 Hien a partir desta aeronave. O modelo He 100D-1 tinha um motor Daimler-Benz DB601 M12
com 1.175HP de potência. A envergadura era de 9,42m e o comprimento de 8,19m.
Suportava peso máximo de decolagem de 2.500Kg; atingia a velocidade máxima de
670Km/h, com alcance de 1.500Km e teto de 9.890m. A aeronave estava armada com
duas metralhadoras de 7,9mm (calibre .30) mais um canhão de 20mm.
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