Heinkel He 111 
(E.R. Hickel)
  
Bombardeiro médio bimotor He 111 para cinco ou seis tripulantes. Testado 
       em combate durante a Guerra Civil Espanhola, o He 111 foi o melhor bombardeiro 
       da Luftwaffe durante a primeira metade da guerra e permaneceu em produção 
       mesmo quando já deveria ter sido substituído por aeronaves 
       mais modernas. Apesar do bom desempenho geral, sofreu pesadas baixas por 
       a Luftwaffe não dispor de caças de escolta de longo alcance. 
       As versões iniciais tinham uma gôndola sob a cabine, substituída 
       nos últimos aperfeiçoamentos por um nariz todo envidraçado 
       assimétrico. A versão padrão foi o He 111H que chegou 
       a equipar 13 Geschwader e seis outros Gruppen. Empregado também no 
       confundimento de radares, com sinais de rádio especiais e na patrulha 
       marítma, o He 111 operou em todos os fronts, do Ártico ao 
       deserto africano, do Atlântico ao Oriente Médio. Com uma sólida 
       estrutura monoplano de asa baixa, o He 111 podia ainda transportar dois 
       torpedos, mísseis Hs 293 e bombas voadoras V-1. Mesmo após 
       a Alemanha ter abandonado os bombardeios estratégicos, o He 111 foi 
       empregado como aeronave de transporte. O He 111Z, com cinco motores, foi 
       uma variante especial para o reboque de planadores e resultou da união 
       de dois He 111H. A produçao do He 111 foi encerrada em 1944, após 
       mais de 7.300 unidades terem sido construídas. O modelo He
 111H tinha dois motores Junkers Jumo 211D com
 1.350HP de potência cada. A envergadura era de 22,60m e o comprimento
 de 16,60m.
 Suportava peso máximo de decolagem de 15.000Kg; atingia a velocidade
 máxima de 430Km/h, com alcance de 1.920Km e teto de 6.700m. A aeronave
 estava armada com
 oito metralhadoras de 7,9mm (calibre .30) mais um canhão de 20mm e
 podia carregar até 2.000Kg de explosivos. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Junkers Ju 86
  
  
- Bloch Mb.162
  
  
- Polikarpov Nb(t)
  
  
- Romano R.120
  
  
- Dornier Do 217
  
 
 
 | 
     |