Heinkel He 280
(E.R. Hickel)
Caça a jato monoposto. Esta aeronave
foi o primeiro caça impulsionado por turbojatos da história
a se lançar ao ar. Isto ocorreu em 30 de março de 1941, aproximadamente
seis semanas antes do britânico Gloster E.28/39. O He 280 obteve sucesso
em seu vôo inicial sem as laterais do turbo-reator para reduzir o
risco de incêndio, já ocorrido em testes no solo. Os turbojatos
usados eram dois Heinkel-Hirth HeS 8. O desenvolvimento deste caça
iniciou-se em 1938, as asas eram retas, meio V, com os turbojatos suspensos
por baixo, a cerca de 1/3 do comprimento. Um nariz longo e pontudo levava
à cabine pressurizada de um assento e da cauda erguia-se o estabilizador,
sustentando um par de lemes. A aeronave era, em si, única em vários
aspectos: foi o primeiro caça de combate a jato; a primeira aeronave
com dois turbojatos, o primeiro avião a jato a ser testado em protótipo
e a carregar o primeiro desenvolvimento de assento ejetor. Ela também
tinha trem de pouso triciclo retráctil, uma característica
pouco usual para a época. Oito destas aeronaves foram construídas
e uma delas foi testada, no final de 1941, numa batalha simulada contra
um caça a pistão Focke Wulf 190 para provar a superioridade
do turbojato. O jato venceu o duelo facilmente mas mesmo assim houve pouco
interesse nele e o projeto foi cancelado. Quando o programa por aeronaves
a jato foi retomado, o He 280 perdeu a vez para seu "primo" mais
conhecido e mais avançado Messerschmitt Me 262. O
modelo He 280 tinha duas turbinas Junkers Jumo 004B
com 900Kg de empuxo cada. A envergadura era de 12,00m e o
comprimento de 10,20m.
Suportava peso máximo de decolagem de 5.200Kg; atingia a velocidade
máxima de
817Km/h, com alcance de 615Km e teto de 11.400m. A aeronave estava armada com três canhões de 20mm.
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