Heinkel He 280 
(E.R. Hickel)
  
Caça a jato monoposto. Esta aeronave 
       foi o primeiro caça impulsionado por turbojatos da história 
       a se lançar ao ar. Isto ocorreu em 30 de março de 1941, aproximadamente 
       seis semanas antes do britânico Gloster E.28/39. O He 280 obteve sucesso 
       em seu vôo inicial sem as laterais do turbo-reator para reduzir o 
       risco de incêndio, já ocorrido em testes no solo. Os turbojatos 
       usados eram dois Heinkel-Hirth HeS 8. O desenvolvimento deste caça 
       iniciou-se em 1938, as asas eram retas, meio V, com os turbojatos suspensos 
       por baixo, a cerca de 1/3 do comprimento. Um nariz longo e pontudo levava 
       à cabine pressurizada de um assento e da cauda erguia-se o estabilizador, 
       sustentando um par de lemes. A aeronave era, em si, única em vários 
       aspectos: foi o primeiro caça de combate a jato; a primeira aeronave 
       com dois turbojatos, o primeiro avião a jato a ser testado em protótipo 
       e a carregar o primeiro desenvolvimento de assento ejetor. Ela também 
       tinha trem de pouso triciclo retráctil, uma característica 
       pouco usual para a época. Oito destas aeronaves foram construídas 
       e uma delas foi testada, no final de 1941, numa batalha simulada contra 
       um caça a pistão Focke Wulf 190 para provar a superioridade 
       do turbojato. O jato venceu o duelo facilmente mas mesmo assim houve pouco 
       interesse nele e o projeto foi cancelado. Quando o programa por aeronaves 
       a jato foi retomado, o He 280 perdeu a vez para seu "primo" mais 
       conhecido e mais avançado Messerschmitt Me 262. O
 modelo He 280 tinha duas turbinas Junkers Jumo 004B
 com 900Kg de empuxo cada. A envergadura era de 12,00m e o
 comprimento de 10,20m.
 Suportava peso máximo de decolagem de 5.200Kg; atingia a velocidade
 máxima de
 817Km/h, com alcance de 615Km e teto de 11.400m. A aeronave estava armada com três canhões de 20mm. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Messerschmitt Me 1101
  
  
- Mcdonnell Fh-1 Phanton
  
  
- Nakajima Ki.201
  
  
- Gloster Pioneer
  
  
- Heinkel He 178
  
 
 
 | 
     |