Junkers Ju 187
(E.R. Hickel)
Bombardeiro de mergulho biposto Ju 187 de 1941. Por ocasião da Batalha da Inglaterra, um dos mais veneráveis projetos de Hugo Junkers, o Ju-87 Stuka estava mostrando claramente seus pontos fracos. Em especial sua vulnerabilidade frente aos caças inimigos, devido a seu insignificante armamento defensivo e a baixa velocidade. Baseado nisso, a Junkers deu início ao desenvolvimento de uma versão mais moderna e aprimorada do Stuka, o Ju-187. Em muitos aspectos, o novo avião preservou a silhueta do Stuka original mas recebeu uma série de melhoramentos. O armamento defensivo se tornou mais pesado e controlado por um artilheiro que ficava dentro da fuselagem e que faria sua pontaria com um sistema de periscópio. Outra modificação digna de nota era um sistema que revertia a posição do leme da aeronave com o objetivo de ampliar o campo de tiro e visão do artilheiro. Esse sistema seria ativado após a decolagem e antes do pouso. É interessante mencionar o funcionamento deste dispositivo pois era aparentemente complicado, visto que haveria uma inversão na atuação do leme que passaria a funcionar a frente uma vez que ficasse de cabeça para baixo. O modelo novo seria 100% de metal, a asa foi afilada, os freios aerodinâmicos foram modificados, assim como os slatts e o trem de pouso se tornou retrátil. O motor novo era um Jumo 213A de 12 cilindros refrigerados a líquido. O mesmo motor utilizado no FW190D e no Ju-88G-6. Piloto e artilheiro sentavam um de costas para o outro em uma cabine pressurizada, o artilheiro controlava uma torre eletrica equipada com uma MG-151 de 20mm e uma MG-131 de 13mm. A carga de bombas prevista seria uma bomba de 1.102 libras e duas de 110 libras. Em 1943, o projeto foi cancelado visto que aeronaves como o FW-190F poderiam fazer o mesmo trabalho a custos operacionais menores que o novo modelo. A desginação 287 passaria para o novo bombardeiro a jato que estava sendo desenhado pela equipe da Junkers. O modelo Ju 187A tinha um motor Junkers Jumo 213A com 1.750HP de potência. A envergadura era de 18,06m e o comprimento de 11,08m. Não há informação disponível sobre o peso máximo de decolagem, a velocidade máxima, alcance e teto. A aeronave estava armada com uma metralhadora de 13mm (calibre .50) mais um canhão de 20mm e podia carregar até 600Kg de explosivos.
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