Junkers Ju 188
(E.R. Hickel)
Bombardeiro médio Ju 188 para quatro tripulantes. Lançado em 1943, o Ju 188 foi um aperfeiçoamento do Ju 88, cuja intenção era suprir a força aérea com uma aeronave um pouco melhorada, enquanto se aguardava a introdução (que nunca aconteceu) de bombardeiros mais avançados. O Ju 188 tinha o nariz redesenhado, asas mais longas e leme e estabilizadores maiores. Dependendo da versão, era impulsionado por motores radiais BMW 801 ou então Jumo 213 em linha. As variantes S e T, que tinham cabine pressurizada e nenhum armamento defensivo, foram a base para o Ju 388. Ao todo 1.036 Ju 188 foram construídos, a maioria nas variantes D e F (de reconhecimento). O modelo Ju 188D-2 tinha dois motores BMW 801D-2 com 1.650HP de potência cada. A envergadura era de 22,00m e o comprimento de 14,95m. Suportava peso máximo de decolagem de 14.510Kg; atingia a velocidade máxima de 523Km/h, com alcance de 1.940Km e teto de 9.350m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 7,9mm (calibre .30), mais duas metralhadoras de 13mm (calibre .50), mais dois canhões de 20mm e podia carregar até 3.000Kg de explosivos.
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