Junkers Ju 287
(E.R. Hickel)
Bombardeiro pesado de alta velocidade triposto Ju 287. Um dos mais estranhos aviões da Luftwaffe a galgar os céus foi o Junkers Ju 287. Iniciado em 1943, o Ju 287 foi um protótipo de bombardeiro a jato nada convencional e que incorporava vários conceitos aerodinâmicos avançados, sendo o mais destacado as asas em configuração invertida. Quatro turbinas impulsionavam a aeronave, sendo duas fixadas na parte dianteira da fuselagem e duas sob as asas. O trem de pouso no protótipo não era escamoteável. O primeiro vôo ocorreu em agosto de 1944 com um Ju 287 feito de pedaços, como um verdadeiro monstro Frankenstien: a fuselagem era de um He 177, o rodado principal de um Ju 352, partes da cauda de um Ju 388 e incrível, as rodas do nariz de dois B-24 Liberators. Dezessete testes de vôo provaram que o desenho tinha excelente maneabilidade e com certeza teria sido um problema para os aliados, caso estes não tivessem tomado os campos de prova e capturado os dois protótipos lá existentes. O segundo protótipo ainda não estava pronto e foi levado para a União Soviética onde foi finalizado e voou em 1947. O modelo Ju 287V-1 tinha quatro turbinas Junkers Jumo 004B-1 com 900Kg de empuxo cada. A envergadura era de 20,11m e o comprimento de 18,30m. Suportava peso máximo de decolagem de 20.000Kg; atingia a velocidade máxima de 559Km/h, com alcance de 2.730Km e teto de 10.800m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 13mm (calibre .50) e podia carregar até 4.000Kg de explosivos.
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