BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Pais Brilhantes, Professores Fascinantes (IV-Escola ideal)
(Cury; Augusto)

Publicidade
(Continuação, IV) A Escola dos Meus Sonhos (Melhor a educação, menor a psiquiatria...). Deve-se desenvolver ferramentas essenciais, baseadas no construtivismo de Piaget, na arte de pensar de Vigotsky, na inteligência múltipla de Gardner, na emocional de Goleman. A escola deve formar pensadores:1- Música. A música clássica desacelera pensamentos e estabiliza emoções (combate o hiperativismo). Primeiro deve-se produzir a educção musical e emocional, depois gerar o prazer de aprender e enfim aliviar o SPA - Sindrome do Pensamento Acelerado;2- Em Círculo ou U. A filas tradicionais distraem, obstruem a inteligência, bloqueiam as iniciativas. Procurar os alunos com os olhos, escutar com emoção. Escola, não um exército ou platéia teatral. Buscar a participação, a interação, mandar à frente e ter atenção maior aos timidos;3- Interrogação. Nem todo estresse é negativo, somente se sem emoção. Provoque a inteligência com desafios. Aumentar a dúvida, que é principio da sabedoria. Interrogar, questionar a cada momento, gerando estresse positivo. Primeiro conquistar a emoção, depois a lógica e enfim a memória. A eloquência deve dar lugar ao instigador e estimulador: Formar mentes livres. Não deixe-o como expectador passivo (torna-se arrogante e insensível). Os ditadores e os psicopatas se apoiam em verdades absolutas. Combata a robotização do consumismo, da moda e da massa;4- Exposição dialogada, com perguntas. Provoque a inteligência. A criança vive perguntando, sem medo. Os novatos aprendem mais. O sucesso paralisa. Reciclar e renovar sempre. Elogiar perguntando, estimulando. Buscar respostas íntimas, submeter-se a questionamentos. Descubra a arte da pergunta;5- Contar histórias. Superar perdas e problemas. Não deixar as notícias ruins tirarem o entusiasmo. Voz flutuante e teatralizada. Gestos e reações surpreendentes. "Gritar" histórias suaves. Resgatar a realidade através da ficção, vivenciar antes de conhecer... fisgando o pensamento e estimulando a análise;6- Humanizar o conhecimento. Não limitar-se às idéias, mas falar também da vida de seus autores, os bastidores, as aventuras e desaventuras. Dar um rosto à ciência. Combater os passivos, que apenas reproduzem. Humanizar os heróis, os cientistas, os escritores. Desmontar os mitos; 7- Humanizar o professor. Cruzar suas histórias. Lar-escola-lar, pais-professores, trabalho, casa, escola. O ser humano percebe as diferenças, constroi uma história e transforma o mundo (Freire). Humanos estimulam a criatividade, a superação de conflitos, o encanto, a educação para a paz. Não separa autor-pessoa, professor-humano, aluno-ser, o sujeito do objeto. As notas baixas tem grande valor na vida. Faça um parentese de vez em quando na aula e fale sobre a vida. Maior influência atraves do que se é, do que pelo que se sabe. Reconhecer erros e mudança de opinião. O diálogo resolve conflitos. Ultrapasse o conteúdo programático, humanize sua história e estimule a arte da dúvida;8- Auto-estima. Elogiar antes de criticar. Elogio em público, crítica em particular. O elogio alivia, educa a emoção e auto-estima, desarma e permite a crítica. Surpreenda com um elogio, mesmo um agressor. Vacine-se contra a discriminação. Sempre há motivos para valorizar laguém. Evitar a crítica, nunca repeti-la. Conquiste as pessoas. Ser educador é promover a auto-estima. Nunca permita a acusação mútua e o maugosto;9- Gerenciar pensamentos e emoções. O resgate da liderança do seu eu resgata o encanto pela vida. Os remédios são coadjuvantes. Quem supera a depressão fica melhor que antes dela. Gerencie a mente e combata a negatividade. Primeiro ser líder de nós mesmos, dominar nossos pensamentos e emoções, ser autor/dono - não vítima - de nossamente;10. Participar de Projetos Sociais. Valorizar a responsabilidade, cidadania, solidariedade, equipe, educação, em busca da paz, justiça, direitos e deveres. Envolver-se nas campanhas humanitárias. Jovens que fazem a diferença, determinados, criativos, empreendedores, sentem-se importantes, treinados, decisivos. Saber servir, escolher, disciplinados, como os grandes atletas, que não se deixam consumir-se pelo tédio!(FIM)



Resumos Relacionados


- Treinando A Emoção Para Ser Feliz

- Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

- Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

- 12 Semanas Para Mudar Uma Vida

- Superando O Cárcere Da Emoção



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia