Junkers Ju 89
(E.R. Hickel)
Bombardeiro pesado Ju 89 para quatro tripulantes. Desenvolvido em 1936 como parte do programa 'Ural Bomber' do General Walther Wever, o Ju 89 mostrou-se muito mais capaz que seu competidor o Do 19. Embora esta aeronave tivesse um potencial impressionante, o programa de bombardeiros pesados de longo alcance sucumbiu com a morte do Gen. Wever. Os comandantes da Luftwaffe julgavam muito mais pertinente ter dois bombardeiros médios que um pesado, até mesmo porque seus principais alvos estavam a curta distância. Mais tarde, com o desenrolar da guerra, viram quão errado foi este julgamento. Os protótipos do Ju 89 foram usados eventualmente como 'cobaias' para testes e para estabelecer recordes aeronáuticos. O programa de desenvolvimento da aeronave foi encerrado em abril de 1937. O modelo Ju 89V-2 tinha quatro motores Daimler-Benz DB 600A com 750HP de potência cada. A envergadura era de 35,25m e o comprimento de 26,49m. Suportava peso máximo de decolagem de 22.800Kg; atingia a velocidade máxima de 390Km/h, com alcance de 2.000Km. Informação sobre o teto indisponível. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 13mm (calibre .50) mais um canhão de 20mm e podia carregar 1.600Kg de explosivos.
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