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Lippisch Li P.13A
(E.R. Hickel)

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Caça a foguete monoposto Li P.13A de 1945. A
primeira versão do projeto P.13 foi de um bombardeiro de alta velocidade
com hélices em tandem e dois motores a pistão. Entretanto,
uma aeronave completamente diferente, desenhada por Lippisch, também
foi designada por P.13 (na verdade P.13A). O P.13A foi projetado para utilizar
uma fonte de combustível incomum para um avião - o carvão.
Os combustíveis líquidos estavam se tornando escassos, e uma
aeronave que pudesse queimar subprodutos do carvão seria bem aproveitada.
Os testes dos modelos P.12 e P.13A em túnel de vento e em vôo
planado foram muito bem sucedidos e não revelaram nenhum problema
mais sério com o desenho da aeronave. Porém com o fim das
hostilidades não houve prosseguimento do projeto. Um outro desenho
do P.13 tinha a asa muito mais larga com um ducto para combustão
cilíndrico, e outro desenho ainda, tornou-se o modelo para testes
de vôo do DM-1. O
modelo Li P.13A (estimado) era impulsionado por foguetes Li a carvão. A envergadura era de 5,92m e o
comprimento de 6,70m. Suportaria peso máximo de decolagem de 2.295Kg, atingindo a velocidade
máxima de
1.200Km/h. As informações sobre alcance e teto não estão disponíveis. A aeronave estaria
armada com dois canhões de 30mm.



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