Messerschmitt Me Bf 110
(E.R. Hickel)
Caça biposto diurno e noturno Me Bf 110 (ocasionalmente utilizado também para ataque ao solo e reconhecimento). Em 1934, o RLM emitiu uma ordem para a construção de um novo tipo de caça bimotor, que possuísse excepcional raio de ação. Denominado Zerstörer (destróier ou caça pesado), esse aparelho deveria ser capaz de enfrentar outros aviões, tanto quanto os pequenos monopostos, provavelmente compensando, em poder de fogo, qualquer deficiência na capacidade de manobra. Sua qualidade dominante deveria ser o longo alcance, a fim de escoltar os bombardeiros durante os reides. Impulsionado por dois dos novos motores DB 600, o protótipo alcançou 508 km/h, o que foi considerado uma excelente velocidade, porém seus controles eram pesados e inexpressivo o seu poder de manobra. Tendo chegado tarde para ser testado na guerra civil espanhola, a produção do Bf 110B-1, que foi o primeiro a possuir dois canhões, foi suplantada pela série C, com o motor DB 601, de maior potência. Quando do início da Segunda Guerra Mundial, a Luftwaffe possuía 195 caças Bf 110C e, na campanha da Polônia, esses aparelhos operaram esplendidamente, sobretudo no apoio à infantaria, mas também demoliram qualquer barreira aérea que encontraram à sua frente. O mesmo sucedeu na blitzkrieg através dos Países Baixos e da França, quando 350 desses bimotores foram empregados. Somente quando enfrentaram o Comando de Caças da RAF, na batalha da Grã-Bretanha, os Bf 110 demonstraram ser um desastre. Eles simplesmente não eram adversários para os Spitfire, ou mesmo para os Hurricane, e logo os Bf 109 tiveram de escoltar os caças de escolta! Porém a produção de versões com o motor DB 605, repletas de equipamentos de combate noturno, foi triplicada em 1943 e mantida em 1944, com os modelos G e H desempenhando importante papel nas batalhas noturnas, nos céus do Reich, de 1943 a 1945. O modelo Me 110G-1 tinha dois motores Daimler-Benz DB 605B com 1.475HP de potência cada. A envergadura era de 16,20m e o comprimento de 12,30m. Suportava peso máximo de decolagem de 7.300Kg; atingia a velocidade máxima de 595Km/h, com alcance de 1.000Km e teto de 11.000m. A aeronave estava armada com seis metralhadoras de 7,9mm (calibre .30) mais dois canhões de 20mm.
Resumos Relacionados
- P.z.l. P-38
- Arado Ar 240
- Sukhoy Su-6
- Fiat G.55
- North American P-82 Twin-mustang
|
|