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Messerschmitt Me 163
(E.R. Hickel)

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Interceptador monoposto Me 163 Komet. Dentre todos os aviões engajados na Segunda Guerra Mundial, o Me-163 Komet (Cometa) foi o mais revolucionário e, realmente, futurístico. O conceito de um interceptador de defesa local e de pouca duração em vôo, movido por um motor-foguete, era certamente válido e poderia ter sido um problema maior para os Aliados do que realmente foi. Até o dramaticamente não-convencional formato do Me-163, sem leme horizontal e uma fuselagem incrivelmente curta, não criou grandes dificuldades de vôo. Na realidade, o caça de série foi considerado possuidor de melhores e mais seguras características que qualquer outro avião da Luftwaffe. Porém, a rápida caminhada rumo a uma tecnologia não explorada foi ousada ao extremo. Em parte para poupar peso e resistência ao ar, a configuração sem cauda foi adotada e, também, porque o espírito que inspirava o projeto foi inicialmente o de Alex Lippisch, que gostava de modelos sem cauda. A escolha de dois propelentes para o foguete, os quais reagiam violentamente quando se misturavam, resolveu o problema da ignição na câmara de combustão, mas acrescentou um elemento de perigo extremamente grande. Ademais, o 163 não possuía trem de pouso, decolando de um trole descartável e pousando sobre um esqui retrátil, sendo que, freqüentemente, o aparelho, durante o impacto da aterrissagem, chapinhava sobre os restos de propelentes, juntando-os e causando uma violenta explosão. Muitos aviões foram perdidos dessa maneira e o primeiro piloto de provas, campeão de planadores, Heini Dittmar, ficou gravemente ferido quando o esqui falhou, não saindo de seu compartimento. Não obstante, em 1944, esses aparelhos, semelhantes a morcegos, estavam mergulhando sobre as formações de bombardeiros dos Estados Unidos com efeitos devastadores. Inúmeras versões aperfeiçoadas estavam voando, quando o dia V chegou, mas somente 370 Komet tinham entrado em serviço e sofrido grandes perdas devido a acidentes. As raízes do projeto remontam ao ano de 1920, com a aerodinâmica e os vários projetos de pesquisa com foguetes, feitos por Lippisch, que levaram ao desenvolvimento, por Hellmuth Walter, de motores apropriados a aviões pilotados, a partir de 1936. É digno de ser enfatizado que nada remotamente parecido, quer com a estrutura ou com o motor, foi experimentado na Grã-Bretanha, nem em qualquer outro país, exceto na União Soviética. O avião experimental inicial foi concentrado no DFS (instituto alemão de pesquisa em planadores), onde o primeiro avião-foguete, sem cauda, foi planejado como sendo o DFS 194. Em março de 1938, o projeto foi completado, mas, em janeiro de 1939, foi transferido para a Messerschmitt. Pouco depois, o foguete Walter R I-203 impulsionou (muito mal) em vôo o aparelho de testes He 176. Os resultados com esse avião foram muito pobres, mas quando um motor semelhante foi colocado no avião DFS 194, sem cauda, a velocidade alcançada foi de 550 km/h e a ascensão foi fantástica. Rapidamente, a sanção para um caça-foguete foi obtida e testes de planeio com o Me 163V-1 foram iniciados na primavera de 1941. Novamente a máquina sem cauda flutuou como um pássaro (o principal obstáculo foi que, ao contrário de aterrissar quando o piloto queria, o avião continuava flutuando no ar) e, entre julho e setembro de 1941, Dittmar aumentou a velocidade sob a impulsão de foguetes, mais e mais, bem além do recorde mundial de velocidade, até que, em 2 de outubro de 1941, ele alcançou 1.004 km/h, uma velocidade medida por teodolitos no solo. Em todas as vezes, as características de vôo das foram exemplares, mas existiram obstáculose catástrofes sem conta, em razão dos perigosos propelentes, das falhas da hidráulica, da extrema dificuldade em decolar com vento sobre a plataforma, sem lançador, e das igualmente rigorosas restrições ao piloto na hora de pousar. Os aparelhos aperfeiçoados finais foram o Me 163C - possuidor de roda de leme inteiramente retrátil, corpo de formato aperfeiçoado, seção central de envergadura aumentada e novo motor com câmara menor para proporcionar 300 kg de empuxo no vôo de cruzeiro - e o derivado Me-263. O modelo Me 163B-1 era impulsionado por um foguete HWK509B-1 com 1.700Kg de empuxo. A envergadura era de 9,33m e o comprimento de 5,85m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.310Kg; atingia a velocidade máxima de 995Km/h, com alcance de 100Km e teto de 12.000m. A aeronave estava armada com dois canhões de 30mm.



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