Messerschmitt Me 209
(E.R. Hickel)
Caça monoposto experimental de alta velocidade Me 209 de 1935. O Me 209 foi um pequeno avião com alta potência, especialmente construído para quebrar o recorde mundial de velocidade; feito este conseguido em 26 de abril de 1936, com a incrível marca de 755,11 Km/h. A aeronave estava equipada com um motor especial Daimler Benz DB 601 ARJ de 1.800 HP, que gerava momentos de 2.300 HP com combustão extra. Modificações posteriores foram feitas na tentativa de transformar a aeronave em caça e protótipos com asas mais longas e armamento foram construídos. Um deles, o Me 209V-4 demonstrou ser muito difícil de controle em vôo por um piloto medianamente treinado. Em 1942/43 outro protótipo foi desenvolvido o Me 209V-5, com desenho já bastante diferente e mais semelhante a um Me 109 de asas e cauda mais longas. A versão caça do Me 209 competiu com o Focke-Wulf FW 190D e o Focke-Wulf Ta 152, e quando o Me 209A estava pronto para a produção industrial, os outros dois já estavam em produção em massa. Ainda assim o desenvolvimento da aeronave persistiu, porém sob a designação Bf 109L. O modelo Me 209V-1 tinha um motor Daimler-Benz DB601ARJ com 1.800HP de potência. A envergadura era de 10,04m e o comprimento de 7,24m. Suportava peso máximo de decolagem de 2.800Kg; atingia a velocidade máxima de 755Km/h, com alcance de 500Km e teto de 11.000m. Não foi instalado armamento nesta aeronave experimental.
Resumos Relacionados
- Saab J 21
- Reggiane Re.2006
- Vl Pyorremyrsky
- Caproni-vizzola F.6
- Caproni-vizzola F.4
|
|