Messerschmitt Me 410
(E.R. Hickel)
Caça-bombardeiro biposto Me 410 Hornisse. Devido ao entusiasmo pelo novo conceito de caça pesado, no final dos anos 30, foi solicitado à Messerschmitt o desenvolvimento do sucessor do Bf 110. Os estudos originaram um caça monoplano com a cabine projetada à frente e dois motores Daimler-Benz DB 630; e algo absolutamente novo: duas torretas de metralhadora, operadas eletricamente, nas laterais da fuselagem. Desde os primeiros testes de vôo, o então designado Me 210 mostrou-se instável e pouco manobrável, com tendência a estolar e a entrar em parafuso. Mesmo assim a produção em série se iniciou, sendo interrompida em 1942 em favor do "velho" Bf 110, após 200 unidades serem concluídas. O desenho da aeronave foi então revisto, sendo incorporados flaps automáticos nos bordos das asas e motores novos, mais potentes. designado como Me 410 "Hornisse", o novo modelo entrou em serviço em janeiro de 1943. Algo superior ao Bf 110, o Me 410 foi utilizado como caça-bombardeiro e interceptador noturno, sendo também produzido sob licença na Hungria. O modelo Me 410A-1 tinha dois motores Daimler-Benz DB 603A com 1.720HP de potência cada. A envergadura era de 16,42m e o comprimento de 12,40m. Suportava peso máximo de decolagem de 10.760Kg; atingia a velocidade máxima de 620Km/h, com alcance de 1.600Km e teto de 10.370m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 7,9mm (calibre .30) mais duas metralhadoras de 13mm (calibre .50) mais dois canhões de 20mm.
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