Literatura espanhola "fim de século": Texto, contexto e crítica
(Mark P Del Mastro; Linda B. Bartlett)
Uma pesquisa crítica que determina uma antologia de textos voltados para o “fim do século”, movimento literário espanhol que se manifesta em fins do séc. XIX e início do séc. XX. A antologia destaca o “modernismo” e os trabalhos da chamada “geração de 98”. Alguns dos autores citados no texto são: : Mariano José de Larra, Benito Pérez Galdós Emilia Pardo Bazán, Rubén Darío ( o único não espanhol incluído no texto, por sua contribuição para o modernismo) Antonìo Machado , Juan Ramón Jimènez, Ramón María del Valle-Inclán, Angel Ganivet, Ramiro de Maeztu , Santiago Ramón y Cajal, Pío Baroja, Azorín, Miguel de Unamuno, José Ortega y Gasset.
Tal antologia foi repetidamente elogiada:
[BR]" Os editores tem a clara ciência de que a literatura se desenvolve a margem de uma tradição, da circunstância histórica e das novas visãoes dos textos antigos. "
Tudo no livro é calculado para apresentar o sentido da ruptura e da repetição, ordem e caus pertinentes a tal período e todas as ferramentas necessárias ao estudante que deseja explorar seus próprios interesses e associações fundamentadas no período. Comparado aos bons trabalhos anteriores como os de “Patt/Nozick” e “Greenfield” [BR]que eram tentaivas de pensar a transição entre os séculos dezenove e vinte; esse livro é um grande avanço e deverá sustentar várias edições.
Resumos Relacionados
- O Romance Espanhol
- A Morte No Jardim – Luis Buñuel
- A Pérola Preta (la Perle Noire)
- Não é Fácil Dizer Bem
- Biografiar
|
|