BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Autor
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Ca-3 Wirraway
(E.R. Hickel)

Publicidade
Aeronave multi-uso biposto CA-3 Wirraway de 1938. O Wirraway (que significa 'desafio' em aborígene) foi o primeiro produto da recém indústria privada de aviões Commonwealth Aircraft Corporation (CAC), e originou-se de uma licença para construção do North American NA-16 (conhecido como 'Texan' or 'Harvard' - T6). Na aparência, a diferença mais óbvia era o leme em forma de D no Wirraway, e algumas modificações na tomada de ar abaixo do motor. Um exemplar do NA-16-1A e um do NA-16-2K (ou NA-33) foram importados como modelos para construção. Estes receberam numeração de série A20-1 e A20-2. Posteriormente os Wirraways foram numerados de A20-3 a A20-755 em série contínua. O Wirraway diferia ainda do protótipo americano para treinamento por possuir armamento instalado, sendo duas metralhadoras fixas à frente e um par de metralhadoras móveis no assento traseiro. Por este motivo o Wirraway foi empregado como caça no início do conflito no Pacífico, mas foi rechaçado dos ares pelos caças japoneses. Uma pequena carga de bombas também podia ser instalada sob as asas. Um total de 755 Wirraways foram construídos entre 1939 e meados de 1946, nas variantes CA-1, CA-3, CA-5, CA-7, CA-8, CA-9, CA-10 e CA-16, muito similares entre si. O CA-10 foi projetado como bombardeiro de mergulho, possuindo asas maiores, com freio de mergulho e potência para conduzir uma carga maior de bombas. Os Wirraways foram empregados em vários papéis além de avião de treinamento; de "taxi-aéreo" a caça. Compuseram a principal defesa aérea de Rabaul no início de 1942, porém com resultados lastimáveis. O último vôo de Wirraway na RAAF ocorreu em dezembro de 1958 em Point Cook, Victoria. Eles foram substituídos pelos Winjeels. A versão comercial de pós-guerra foi o Ceres, empregada em pulverização aérea de cultivos agrícolas. Os CAC Ceres apareceram em fevereiro de 1958 e estiveram em operação na Austrália e Nova Zelândia até meados da década de 60. O modelo Ca-3 tinha um motor R1340 com 600HP de potência. A envergadura era de 13,10m e o comprimento de 8,48m. Suportava peso máximo de decolagem de 2.530Kg; atingia a velocidade máxima de 345Km/h, com alcance de 1.158Km e teto de 7.010m. A aeronave estava armada com quatro metralhadoras de 7,69mm (calibre .30) e podia carregar até 225Kg de explosivos.



Resumos Relacionados


- Ca-12 Boomerang

- North American A-36 Apache

- Junkers Ju 88

- Douglas A-24 Banshee

- Vickers Wellesley



Passei.com.br | Portal da Programação | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia