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VL Puuska
(E.R. Hickel)

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Caça monoposto Puuska. Em setembro de 1943 a VL fez cinco propostas diferentes para aperfeiçoar o Myrsky. Todas eram, basicamente, versões diferentes do Pyorremyrsky. Os PM-1 a PM-4 eram armados com um canhão de 20 mm e duas metralhadoras de 12,7 mm, porém o PM-5, apenas com o canhão 20 mm, para atuar como interceptador rápido. A VL apresentou os planos em 1º de novembro de 1943 e se comprometeu a entregá-los (PU-411 e PU-412 ) no início de 1945. A Força Aérea Finlandesa encomendou então o Puuska em 24 de janeiro de 1944, porém a equipe de projetistas encontrou dificuldades para adequar o projeto às especificações, principalmente a instalação de armamento nas asas de madeira. A saída foi incrementar o poder de fogo com canhões de 37 mm ou mesmo 40 mm e reduzir o volume de combustível para 300L. Isto porém, tornava o projeto do Puuska muito similar ao do Pyorremyrsky (mais adiantado), de modo que não havia necessidade (nem condições) de duplicar esforços em projetos similares. Quando então, a Alemanha vendeu mais Me 109 à Finlândia, o Puuska não foi mais necessário e o trabalho encerrou-se aos 3 de março de 1944. Não houve nenhuma construção, nem mesmo modelos para teste em túnel de vento. O Puuska teria um motor Daimler-Benz DB 605A1 com 1.475HP de potência. A envergadura seria de 9,20m e o comprimento de 7,50m. Suportaria peso máximo de decolagem de 2.750Kg; atingiria a velocidade máxima de 650Km/h, com teto de 14.000m. Não há informação disponível sobre alcance. A aeronave estaria armada com duas metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) mais um canhão de 20mm.



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