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Amiot 143
(E.R. Hickel)

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Bombardeiro médio bimotor 143 para cinco tripulantes. A concepção para a série Amiot 140 foi a da aeronave multi-função ("multiplace de combat"), que poderia ser empregada como bombardeiro, aeronave de reconhecimento e até mesmo caça de escolta ( ! ). O Amiot 143 era estremamente feio, com fuselagem retangular e asas grandes e grossas. Quando concebido, em 1925, parecia bem atrativo. O primeiro protótipo do 140 voou em 1931. O 141 tinha torreta de metralhadora e o 142 motores supercharged Hispano-Suiza 12Y. O modelo de produção em série foi o 143, que tinha motores radiais supercharged Gnome-Rhone 14K. Porém, quando as entregas se iniciaram, em 1935, o tipo já estava obsoleto. Não pode ser substituído a tempo e seu uso em campanha em 1940 foi desastroso. Assim foi logo relegado a operações de transporte apenas. O Amiot 144 foi uma variante aperfeiçoada com trem de pouso escamoteável e o Amiot 147 tinha leme duplo. O modelo 143 tinha dois motores Gnome-Rhone 14Kirs/Kjrs com 870HP de potência cada. A envergadura era de 24,53m e o comprimento de 18,24m. Suportava peso máximo de decolagem de 10.250Kg; atingia a velocidade máxima de 357Km/h, com alcance de 1.980Km e teto de 7.900m. A aeronave estava armada com quatro metralhadoras de 7,5mm (calibre .30) e podia carregar até 900Kg de explosivos.



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