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Técnica Vocal - Entoação ou Melodia
(Margarida Magalhães Vieira)

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ENTOAÇÃO OU MELODIA na Voz Falada e Cantada: Durante a fala o tom de voz muda constantemente, tornando-se difícil construir a sua linha melódica apenas através da percepção auditiva. Na voz falada praticamente não existem situações em que o tom permaneça constante; ou sobe ou desce por intervalos muito reduzidos, inferiores a ¼ de tom. Na voz cantada podem acontecer intervalos maiores de tom, mas geralmente é mais fácil segui-los e reproduzi-los numa partitura.
Segundo Lagefod, a entoação de uma frase corresponde então ao modelo de mudanças de tom que ocorre nessa frase. Para Delgado Martins, a entoação pode ser definida pelos parâmetros definidos para a acentuação; pode definir-se pelas variações da Frequência Fundamental, da Intensidade, da Energia e da Duração de cada segmento ao longo de uma sequência frásica; o que importa considerar na entoação são as diferenças de valor na sequência e não os valores absolutos dos índices. Numa mesma frase podem ocorrer um ou mais “grupos tonais”, não havendo necessariamente correspondência entre uma unidade sintáctica e um grupo tonal. Cada grupo tonal é formado por um conjunto de um acento tónico e vários acentos átonos. Quando o débito de palavras é muito rápido, normalmente só há lugar a um grupo tonal, enquanto que numa conversação lenta o falante poderá usar vários grupos tonais. A entoação pode ser usada de uma forma rica e variada (com saltos de tonalidade mais ou menos próximos) ou igual (voz monótona), de forma ascendente ou descendente.
Na língua de um país ou região as entoações de diferentes tipos de frase não são totalmente livres; há algumas regras que de certo modo produzem “clichés melódicos”. Experimentando realizar vocalmente linhas melódicas sem palavras, e pretendendo associar-lhes um texto ou uma intenção, é muito provável que as interpretações de várias pessoas diferentes entre si, ou o tipo de discurso encontrado pelos ouvintes, seja semelhante. Tomando como exemplo as frases interrogativas, é muito frequente que elas tenham uma subida melódica muito evidente na última sílaba, atingindo o registo agudo do sujeito.
A entoação reveste-se assim de uma importância primordial na caracterização do estilo; mas esta característica não possui individualidade própria, interrelacionando-se permanentemente, num acto de fala, com as outras características e com os parâmetros acústicos que as justificam.



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