Dewoitine D.520 
(E.R. Hickel)
  
Caça monoposto D.520. Poucos discutem 
       que este elegante e pequeno caça tenha sido o melhor construído na França, 
       antes do armistício. Por certo, foi o melhor a ser entregue às esquadrilhas. 
       Ao contrário de outros tipos promissores, que não ficaram prontos em tempo, 
       o D.520 ficou. O grande piloto Marcel Doret nada ajudou quando, após um 
       esplêndido primeiro vôo de testes, esqueceu de baixar o trem de pouso colocando 
       o primeiro protótipo fora de ação em 27 de novembro de 1938. O novo caça 
       foi um derivado direto da série 500 e, embora pequeno, deveria possuir um 
       motor de 1.300HP, porém, tal motor ainda não existia. O primeiro protótipo 
       tinha carlinga aberta e o segundo ainda possuía o pára-brisa curvo, bequilha 
       e duas metralhadoras alimentadas por tambor, igual ao primeiro de produção. 
       Mas o segundo foi igual ao padrão de produção. As fábricas Dewoitine haviam 
       desaparecido na nacionalizada SNCA du Midi, conforme a lei de 1936 e esta 
       firma deveria entregar 10 aparelhos em setembro e outros e 30 em outubro 
       de 1939. Na realidade, o prazo terminou três meses depois, porém com o pânico 
       de 1940 a indústria acelerou sua produção. Em maio de 1940, 101 foram entregues 
       e em junho a produção havia alcançado dez unidades por dia, uma marca raras 
       vezes superada por alguma fábrica de aviões na história.   O GC 1/3 foi o 
       primeiro a entrar em ação, seguido, em fins de maio, pelo GC 11/3, bem como 
       111/3,111/6 e 11/7 pouco antes da capitulação. A estes grupos foram creditadas 
       147 vitórias contra 85 caças e 44 pilotos perdidos. Subseqüentemente, o 
       governo de Vichy reintegrou o D.520 na produção, tendo construído um total 
       de 740 aparelhos. Em 1942, a Luftwaffe confiscou 411, entregando-os à Itália, 
       Romênia e Bulgária. Mas, em 1944, o GC 1/8 foi novamente formado sob o comando 
       de Doret e, após apagadas as insígnias alemãs, entrou em ação contra os 
       últimos bolsões de resistência alemã no sul da França. O modelo D.520C1 tinha um motor Hispano-Suiza 12Y45
 com 910HP de potência. A envergadura era de 10,25m e o comprimento de
 8,75m.
 Suportava peso máximo de decolagem de 2.790Kg; atingia a velocidade
 máxima de 527Km/h, com alcance de 1.250Km e teto de 11.000m. A aeronave
 estava armada com
 quatro metralhadoras de 7,5mm (calibre .30) mais um canhão de 20mm. 
 
  
 
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