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Ópera: G. Verdi - Falstaff
(Site Rádio Antena2)

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SINOPSE: “Falstaff”, de Giuseppe Verdi (Roncole, 9 ou 10 de Outubro de 1813 – Milão, 27 de Janeiro de 1901). Libreto de Boito a partir da comédia "As Alegres Comadres de Windsor" de Shakespeare. Estreia em Milão, no Teatro alla Scala, a 9 de Fevereiro de 1893. Personagens: Sir John Falstaff / Doutor Caius / Senhora Quickly / Senhora Ford / Senhor Ford / Menina Anne, filha dos Ford / Senhora Page / Bardolph / Pistol / Fenton. Antecedentes: Em 1872, Verdi inaugura o novo Teatro de Ópera do Cairo com "Aida", escrita especialmente para o efeito. Dois anos mais tarde escreve o magnífico Requiem à memória de Manzoni. Segue-se uma interrupção de 13 anos, que muitos julgariam definitiva. Depois, contra todas as expectativas, Verdi inicia o trabalho numa nova ópera, sobre a qual guarda, por muito tempo, o mais absoluto sigilo. A 1ª apresentação pública teve lugar no Teatro alla Scala de Milão a Fevereiro de 1893. Essa ópera era "Falstaff", escrita por Verdi pouco antes de completar 80 anos. PRIMEIRO ACTO: A acção inicia-se no quarto duma Hospedaria em Windsor, onde Sir John Falstaff é acusado pelo Doutor Caius de haver praticado traficâncias em sua casa e de ter batido nos criados. Mas o Doutor Caius não consegue obter explicações de Falstaff, que acaba por expulsá-lo. Falstaff planeia conquistar as Senhoras Ford e Page, para quem pretende enviar missivas através dos seus criados, Bardolph e Pistol, que se recusam a fazê-lo. Falstaff vê-se então obrigado a enviar essas missivas por um pagem. O 2º quadro passa-se nos jardins da casa dos Ford, onde a Senhora Ford e a sua comadre, a Senhora Page, comparam as cartas que receberam de Falstaff, reparando, escandalizadas, que são idênticas. É assim que decidem pregar-lhe uma partida, com a colaboração da Senhora Quickly. Entretanto, o Doutor Caius e o Senhor Ford, avisados pelos criados de Falstaff das suas manobras amorosas, decidem também dar-lhe uma lição. Enquanto os dois grupos de conspiradores traçam os seus planos, tem lugar uma curta cena de amor entre a Menina Anne, filha dos Ford, e o seu jovem apaixonado Fenton. SEGUNDO ACTO: O 1º Quadro passa-se de novo num quarto da Hospedaria, onde os dois criados de Falstaff lhe apresentam a Senhora Quickly, que vem marcar um encontro entre ele e a Senhora Ford. Em seguida surge o próprio Senhor Ford, que se apresenta sob o falso nome de Brook e que pede a Falstaff que o ajude a vencer a relutância da Senhora Ford às suas propostas de amor. Falstaff diz-lhe que tem precisamente um encontro marcado para daí a instantes com a Senhora Ford, o que, naturalmente, leva ao rubro os ciúmes do marido, que ignora a partida que as mulheres prepararam para o ridículo conquistador. O 2º Quadro passa-se num quarto em casa da família Ford, onde as conspiradoras se preparam para receber Falstaff, que aparece, inchado de vaidade. Seguindo o plano combinado, a Senhora Ford recebe-o sozinha, aparecendo, instantes depois, a Senhora Quickly agitadíssima, dizendo que a Senhora Page se aproxima. Falstaff esconde-se atrás dum biombo. As coisas complicam-se quando Ford aparece, armado dum chicote, para enfrentar o sedutor. Como não o encontra, sai a procurá-lo. Em seguida Falstaff muda de esconderijo: deixa o biombo e mete-se dentro do cesto da roupa. E Ford regressa. E ouve o som dum beijo por detrás do biombo, que deita por terra, furioso. Só que, em vez de Falstaff e da Senhora Ford, dá de caras com a Menina Ford e o jovem Fenton, seu secreto namorado. Depois de Ford sair, as três conspiradoras aparecem e ordenam às criadas que atirem pela janela para o rio Tamisa o cesto da roupa, onde Falstaff está escondido. TERCEIRO ACTO: O 1º Quadro passa-se no exterior da Hospedaria ao anoitecer, onde Falstaff, enquanto bebe e resmunga, se queixa da recente aventura que tanto o abalou, tanto física como moralmente. Prosseguindo os seus planos, a Senhora Quickly aparece e convida Falstaff para um novo encontro com a Senhora Ford – desta vez à meia-noite, num bosque de carvalhos conhecido como local de aparições e de acontecimentos assombrosos. Ford escuta esta conversa na companhia da mulher convencendo-se de que os seus ciúmes eram infundados. Porém, como o jovem Fenton lhe desagrada como futuro genro, papel no qual preferiria ver o Doutor Caius, convida este para comparecer à mascarada do bosque que se prepara, planeando aí abençoar o seu noivado. Conhecedora do plano do marido, e preferindo claramente Fenton como futuro genro, a Senhora Ford convida-o a comparecer também, disfarçado de monge. O último quadro passa-se pois no bosque assombrado, à meia noite, com todas as personagens presentes, cada uma com seu disfarce. Falstaff comparece ao encontro amoroso com a Senhora Ford – encontro esse interrompido pelo aparecimento dos mascarados, a quem Falstaff pede clemência, acabando por compreender finalmente a troça de que foi alvo. Quanto ao Doutor Caius, tomando-a pela Menina Ford, acaba a passear-se com a Rainha das Fadas, que outra não é senão Bardolph, um dos criados de Falstaff. As máscaras caem, Ford aceita o namoro da filha com Fenton, e o próprio Falstaff, apesar de ter levado alguns beliscões, e mostrando um verdadeiro fairplay, também se junta às alegrias e festejos com que a ópera termina.



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