Bloch MB.152
(E.R. Hickel)
Caça monoposto MB.152 de 1940. Igual a muitos aviões franceses da época, o caça monoplano Bloch começou mal, alcançou seu ritmo no momento da capitulação e, quando se tornou um destacado avião, ele não chegou a ser usado. O protótipo 150 não só era feio, como também não conseguiu decolar, tendo o assustado piloto de provas desistido em 17 de julho de 1936. Somente após ter sido reprojetado, com maior potência e uma asa maior, esse avião finalmente decolou. A Bloch havia sido absorvida pela nova indústria nacionalizada tornando-se parte da SNCASO e cinco fábricas do novo grupo foram escaladas para fabricar 25 aparelhos. Porém, o projeto detalhado foi difícil de ser fabricado, de modo que o MB.151 foi feito na esperança de que 180 seriam fabricados mensalmente, a partir do final de 1938. Também foram feitas encomendas para o MB.152, pouco mais potente, porém, no inicio da Segunda Guerra Mundial, somente 85 Bloch haviam sido entregues e nenhum completo para uso; todos sem mira e muitos sequer tinham hélices! Finalmente, depois de superar enormes problemas e falta de peças, 593 foram entregues, quando da capitulação, equipando os GC 1/1, II/1, 1/8, II/8,11/9,11/10,111/10 e 111/9. Os alemães requisitaram os 173 caças Bloch 151 e 152 remanescentes, entregando 20 para a Romênia. O MB.155 tinha motor de 1.180HP e era usado pela França de Vichy. O modelo final foi o excelente MB.157, com motor 14R-4, de 1.580HP e velocidade de 710 km/h, que nunca entrou em produção. Nessa época a fabrica havia mudado seu nome para Dassault. O modelo MB.152C1 tinha um motor Gnome-Rhone 14N21 com 920HP de potência. A envergadura era de 10,50m e o comprimento de 9,10m. Suportava peso máximo de decolagem de 2.600Kg; atingia a velocidade máxima de 482Km/h, com alcance de 640Km e teto de 10.000m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 7,5mm (calibre .30) mais dois canhões de 20mm.
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