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Morane Saulnier MS.406
(E.R. Hickel)

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Caça monoposto MS.406 de 1939. Depois de suas ininterruptas séries de monoplanos parassol, a Morane Saulnier construiu, secretamente, o MS.405 para atender a uma especificação da Armée de l'Air, de 1934. Comparado aos outros caças do início da Segunda Guerra Mundial, ele possuía pouca potência, desempenho deficiente e relativamente baixo poder de fogo. Por outro lado, seu início precoce significou que estava, pelo menos, disponível enquanto outros caças franceses eram, realmente, uma vasta coleção de protótipos. Ao todo 17 MS.405 foram construídos, em sua maioria protótipos de versões futuras e, finalmente, dando origem aos caças da série Swiss D-3800, os quais, ao contrário dos 405, não possuíam radiador retrátil. Uma característica incomum era o fato de que, excetuando-se a fuselagem de ré que era revestida de tela, o restante era revestido de Plymax (liga leve metálica colocada na madeira compensada). O MS.406 foi o 405 de produção, acrescido de todas as modificações requisitadas. A produção foi distribuída entre os grupos nacionalizados (tendo a Morane retido pequena parcela do serviço), com linhas de produção em Bouguenais e Puteaux. No momento do colapso, em junho de 1940, nada menos que 1.081 haviam sido montados, a despeito da desesperadora falta de motores. Em maio de 1940, o MS.406 equipava 19 dos 26 grupos de caça da França. Um piloto declarou que eram "sem defeitos, mas lentos demais para alcançar quaisquer aviões alemães e demasiadamente mal armados para abatê-los. Com proteção deficiente, nossas baixas foram pesadas". O governo de Vichy colocou tanques descartáveis de 135 litros nos Moranes enviados à Síria para enfrentar a RAF. Muitos foram usados pela Finlândia, com esquis, e freqüentemente com motores Soviet M-105P, de maior potência (os chamados LaGG-Morane). O modelo MS.406C1 tinha um motor Hispano-Suiza 12Y31 com 860HP de potência. A envergadura era de 10,70m e o comprimento de 8,00m. Suportava peso máximo de decolagem de 2.710Kg; atingia a velocidade máxima de 484Km/h, com alcance de 795Km e teto de 9.400m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 7,5mm (calibre .30) mais um canhão de 20mm.



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