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Gestão da Informação nas Entidades Governamentais
(SILVA; Gerson Gomes da. Artigos Científicos em Contabilidade. Disponpivel no site: www.ice.edu.br)

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Parece-nos, pois ser neste sentido que, nos finais dos anos 70 e ao longo de toda a década de 80, se desenvolve um interesse notório pelo estudo da cultura organizacional. Assiste-se à "tomada de consciência, por parte de teóricos e práticos, da importância dos fatores culturais nas práticas de gestão, e a crença no fato de a cultura constituir um fator de diferenciação das organizações bem sucedidas das menos bem sucedidas, sendo a ‘boa cultura’ de organização (no sentido de adequada) um fator explicativo do sucesso econômico”. (Ferreira et al., 1996: 315). A cultura organizacional assume-se como um conceito essencial à compreensão das estruturas organizativas. Segundo Infestas Gil (1991), aquela permite relacionar e aplicar variadas noções que até há muito pouco tempo eram consideradas fatores passivos: os valores, a qualidade de vida no local de trabalho, a identidade. Naturalmente, a cultura organizacional está em constante formação e aperfeiçoamento, adaptando-se às alterações no meio ambiente e aos distintos problemas internos; todavia, os elementos chave estáveis na vida do grupo, completamente assimilados, não sofrem alterações. Sendo as organizações, tal como preconizou Bertalanffly, sistemas abertos, ou seja, em constante interação e sob influência das turbulências do ambiente externo, necessitam adaptar-se a essas velozes mudanças, sob pena de perderem viabilidade. Logo, o fato de ocorrerem transformações profundas nos planos tecnológico ou econômico - como as que se verificaram com a mundialização da economia, o poderio no mercado dos novos países industrializados ou a crescente competitividade internacional -, obriga à reorganização da gestão do trabalho nas sociedades contemporâneas. Embora cada realidade seja diferente, e segundo as condições específicas poderão funcionar soluções as mais diversas. O importante é entender o gigantesco potencial que os sistemas modernos de informação nos abrem, já não apenas para melhorar a produtividade de uma instituição, mas para influir na forma como a sociedade de organiza, interage no cotidiano.



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