Breda Ba.88
(E.R. Hickel)
Bombardeiro leve, aeronave de ataque e caça pesado biposto Ba.88 Lince de 1937. O Breda Ba.88 Lince foi uma aeronave esguia, de asa alta e toda em metal. Em abril de 1937, o protótipo do Lince estabeleceu dois recordes mundiais de velocidade, porém quando o armamento e todo o equipamento militar restante foi instalado, a virtuosa aeronave resultou numa decepção. Potência e maneabilidade ficaram comprometidas e a aeronave difícil de pilotar. As tentativas de solucionar os problemas não foram plenamente eficazes e a produção em série do Ba.88 ficou comprometida. Ainda assim, 155 unidades foram fabricadas e empregadas por pouco tempo no Fronte da África do Norte, nas tarefas de assalto e reconhecimento de longo alcance. Em junho de 1940, doze Ba.88 do 19º Grupo realizaram bombardeios e ataques de metralhamento na Córsega. Três dias depois, atacaram a Córsega novamente. As análises destas ações porém, demonstraram que o Ba.88 tinha valor limitado em combate. E isto foi confirmado quando os Ba.88 do 7º Grupo atuaram na Líbia contra os britânicos. Quando equipados com filtros para areia, os motores sobre-aqueciam e perdiam potência. Tanto, que um ataque planejado a Sidi Barani teve de ser cancelado em setembro de 1940, pois as aeronaves não conseguiam atingir a altitude necessária para a operação. Por meados de novembro de 1940, a maioria dos Ba.88 sobreviventes tiveram seu equipamento militar retirado (para deixar o aparelho veloz) e foram empregadas como isca para desviar a artilharia anti-aérea nos ataques a aeródromos. O modelo Ba.88 tinha dois motores Piaggio P.XI RC.40 com 1.000HP de potência cada. A envergadura era de 15,60m e o comprimento de 10,78m. Suportava peso máximo de decolagem de 6.750Kg; atingia a velocidade máxima de 485Km/h, com alcance de 1.800Km e teto de 8.000m. A aeronave estava armada com uma metralhadora de 7,69mm (calibre .30) mais três metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar até 1.000Kg de explosivos.
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