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Caproni Ca.135
(E.R. Hickel)

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Bombardeiro médio Ca.135 para quatro ou cinco tripulantes. Aeronave de asa média e construção mista. O Ca.135 realizou seu primeiro vôo em abril de 1935, e logo em seguida a aviação militar italiana encomendou 14 unidades que foram enviadas para a Espanha, para serem testadas em combate na Guerra Civil (apesar serem pouco usadas por lá). Novas encomendas não puderam ser entregues pela escassez de recursos na fábrica. Assim, apenas estas 14 unidades foram utilizadas pela Itália. Mais tarde, os outros aparelhos fabricados foram negociados com o Peru (32 unidades) e a Hungria (100 unidades). Nos "testes" em combate na Espanha, o Ca.135 não conseguiu repetir o potencial do protótipo, o que levou a introdução de modificações em toda a série. Assim, motores radiais Fiat A.80 RC.41 de 1.000 HP foram instalados, sem contudo melhorar o desempenho. Finalmente optou-se pelos motores radiais Piaggio, sendo estes aparelhos denominados Ca.135/P.XI. Os aparelhos da Hungria foram empregados na Frente Oriental durante a Segunda Guerra Mundial. O modelo Ca.135bis tinha dois motores Piaggio P.XI C.40 com 1.000HP de potência cada. A envergadura era de 18,80m e o comprimento de 13,70m. Suportava peso máximo de decolagem de 8.400Kg; atingia a velocidade máxima de 365Km/h, com alcance de 1.600Km e teto de 7.900m. A aeronave estava armada com seis metralhadoras de 7,69mm (calibre .30) e podia carregar até 1.600Kg de explosivos.



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