Caproni Ca.183 
(E.R. Hickel)
  
Caça monoposto de altitude Ca.183bis de 1943.         Enquanto a Companhia Caproni refinava a turbina "Thermojet" da Campini,         chegou-se a conclusão que a mesma poderia ser muito útil em         grandes altitudes, como propulsão suplementar num caça com         motor a pistão e hélice. Assim sendo, a Caproni passou a desenvolver         o projeto do Ca.183bis, um caça de altitude com uma turbina "Thermojet"         impulsionada por um motor Fiat radial resfriado a ar e compressor na parte         final da fuselagem. O ar para resfriar o motor e alimentar o compressor         entrava por dois respiros, nas laterais da fuselagem, logo após a         cabine. Esperava-se que, em grandes altitudes, a turbina adicionasse 100Km/h         a velocidade máxima do Ca.183 de 740Km/h, porém o desenvolvimento         da aeronave jamais foi além que o desenvolvimento de sua turbina         "Thermojet" (até onde se sabe...). O  modelo Ca.183bis teria propulsão dupla, com um motor Daimler-Benz DB605  de 1.250HP (para a hélice) e um motor Fiat A.30 de 700HP (para a  turbina). Não há informação disponível sobre as dimensões da aeronave.  Suportaria peso máximo de decolagem de 7.500Kg; atingindo a velocidade  máxima de 840Km/h, com alcance de 2.000Km. Apesar de projetada para  operar em grande altitude, não há informação disponível sobre o teto  alcançado. A aeronave  estaria  armada com quatro canhões de 20mm mais um canhão de 30mm. 
 
  
 
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