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Caproni Ca.183
(E.R. Hickel)

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Caça monoposto de altitude Ca.183bis de 1943. Enquanto a Companhia Caproni refinava a turbina "Thermojet" da Campini, chegou-se a conclusão que a mesma poderia ser muito útil em grandes altitudes, como propulsão suplementar num caça com motor a pistão e hélice. Assim sendo, a Caproni passou a desenvolver o projeto do Ca.183bis, um caça de altitude com uma turbina "Thermojet" impulsionada por um motor Fiat radial resfriado a ar e compressor na parte final da fuselagem. O ar para resfriar o motor e alimentar o compressor entrava por dois respiros, nas laterais da fuselagem, logo após a cabine. Esperava-se que, em grandes altitudes, a turbina adicionasse 100Km/h a velocidade máxima do Ca.183 de 740Km/h, porém o desenvolvimento da aeronave jamais foi além que o desenvolvimento de sua turbina "Thermojet" (até onde se sabe...). O modelo Ca.183bis teria propulsão dupla, com um motor Daimler-Benz DB605 de 1.250HP (para a hélice) e um motor Fiat A.30 de 700HP (para a turbina). Não há informação disponível sobre as dimensões da aeronave. Suportaria peso máximo de decolagem de 7.500Kg; atingindo a velocidade máxima de 840Km/h, com alcance de 2.000Km. Apesar de projetada para operar em grande altitude, não há informação disponível sobre o teto alcançado. A aeronave estaria armada com quatro canhões de 20mm mais um canhão de 30mm.



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