Caproni Ca.310
(E.R. Hickel)
Bombardeiro leve-ligeiro triposto Ca.310 Libeccio. Aperfeiçoamento com maior potência do Ca.309 e com trem de pouso escamoteável. O primeiro vôo experimental ocorreu em abril de 1937, e um ano após tomou parte na Aviação Italiana. A primeira experiência em combate foi obtida na Guerra Civil Espanhola, para onde foram enviadas 16 unidades. Muitos outros aparelhos foram vendidos para a Hungria, Iugoslávia, Noruega e Peru; se bem que nem todos os pedidos foram efetivados, devido a baixa qualidade do avião. Das unidades devolvidas pelos compradores, 33 se integraram à Aviação Italiana, para substituir o obsoleto Breda Ba.65. O Ca.310 nunca foi considerado uma aeronave de combate efetiva, sendo que a maioria dos aparelhos serviu apenas em missões de retaguarda. Versões aperfeiçoadas receberam outras denominações como Ca.311 e Ca.314 e atuaram como aeronaves de reconhecimento, bombardeiro leve, torpedeiro, transporte, patrulha naval e outras tarefas. O modelo Ca.310 tinha dois motores Piaggio P.VII C.16 com 470HP de potência cada. A envergadura era de 16,20m e o comprimento de 12,20m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.205Kg; atingia a velocidade máxima de 365Km/h, com alcance de 1.600Km e teto de 7.400m. A aeronave estava armada com quatro metralhadoras de 7,69mm e podia carregar até 400Kg de explosivos.
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