BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Fiat G.50
(E.R. Hickel)

Publicidade
Caça monoposto G.50 Freccia. Em 1935, uma concorrência para a construção de um caça monoplano, a fim de equipar a Régia Aeronáutica, atraiu pelo menos seis projetos competidores. Embora o Macchi 200 tenha sido o projeto final, o aparelho que obteve o primeiro lugar foi o Fiat G.50, sendo o projeto básico desenvolvido pelo engenheiro Giuseppe Gabrielli (dai sua sigla). Os vôos de testes transcorreram bem e um pedido para 45 unidades foi feito em setembro de 1937, com as entregas iniciadas no começo de 1938. Cerca de uma dúzia, do primeiro lote dos G.50, foi enviada para reforçar a Aviazione Legionaria, na Espanha, onde suas boas qualidades de velocidade e poder de manobra ficaram demonstradas. Por outro lado, os pilotos não gostavam do teto deslizate da carlinga, o qual não se abria facilmente e interferia na visibilidade, de modo que na produção dos 200 aparelhos seguintes foi adotada a carlinga aberta. O escasso armamento não foi alterado, mas foram adicionadas carenagens para as rodas retráteis. A produção da fábrica CMASA, em Marina di Pisa, teve seu inicio em 1939, com entregas para substituir os CR.32 das esquadrilhas da Régia Aeronáutica (nem sempre para a alegria dos pilotos), e 35 aparelhos voaram para a Finlândia, em 1940, onde prestaram admirável serviço. A principal versão produzida foi o G.50bis, com novo perfil de fuselagem que melhorava a visão do piloto, couraça e tanques autolacráveis. Cerca de 450 aparelhos foram fabricados, a maioria pela CMASA. Outras versões incluíram o G.50B, de treinamento, com assentos em tandem, dos quais 139 foram construídos; o G.50ter, com motor mais potente; protótipos do G.50bis-A, com quatro metralhadoras de 12,7 mm e suporte para duas bombas, e o G.50V, com motor DB 601A. Na época em que a Itália entrou na guerra, em 1940, era óbvio que o G.50 estava se tornando obsoleto. O modelo G.50bis tinha um motor Fiat A.74 RC.38 com 850HP de potência. A envergadura era de 10,90m e o comprimento de 8,21m. Suportava peso máximo de decolagem de 2.330Kg; atingia a velocidade máxima de 490Km/h, com alcance de 700Km e teto de 10.800m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 12,7mm (calibre .50).



Resumos Relacionados


- Imam Ro.51

- Caproni-vizzola F.5

- Caproni-vizzola F.4

- Dewoitine D.510

- Fiat G.59



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia