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Fiat G.55
(E.R. Hickel)

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Caça monoposto G.55 Centauro. Na época em que a Itália entrou na guerra, em 1940, era óbvio que o G.50 (precursor do G.55) estava se tornando obsoleto. A ausência de motores com potência suficiente era o principal problema, porém a Fiat conseguiu obter da Alemanha um Daimler-Benz DB-605A-1, e com esse motor planejou um esplêndido caça de estrutura metálica. A asa era especialmente eficiente e possuía seções de esquerda e direita, cada uma com duas longarinas juntando-se na linha central. A fuselagem era bastante aerodinâmica e foi adotada uma carlinga fechada sem reclamações. O protótipo, denominado G.55 Centauro, foi um grande aperfeiçoamento em relação aos caças e projetos Fiat anteriores. O G.55 voou em 30 de abril de 1942 utilizando o motor DB 601. Em janeiro de 1943 o aparelho G.55/0 estava na linha de montagem, em Turim, e a 53ª esquadrilha - Stormo ficou feliz quando começou a receber o novo caça, em agosto de 1943. O modelo G.55/I tinha um motor Daimler-Benz DB 605A com 1.475HP de potência. A envergadura era de 11,85m e o comprimento de 9,38m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.720Kg; atingia a velocidade máxima de 620Km/h, com alcance de 1.650Km e teto de 13.000m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) mais três canhões de 20mm.



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