Fiat G.59
(E.R. Hickel)
Caça/aeronave de treinamento monoposto/biposto G.59. O Fiat G.59 foi um aproveitamento do caça G.55 Centauro e teve seu projeto iniciado ainda em 1943, porém suspenso com o fim das hostilidades. Posteriormente deu-se prosseguimento ao projeto e a aeronave alçou primeiro vôo em 1948. Era impulsionada então por um Rolls-Royce Merlin ao invés do Daimler-Benz DB 605 inicialmente planejado. A partir de 1950 equipou a Escola de Vôo de Lecce da Aeronautica Italiana, com versões monoposto (G.59-A) e versões biposto (G.59-B) e teve sua principal função como aeronave de treinamento. O G.59 foi um dos últimos caça a hélice a ser construído no mundo e cerca de 85 unidades foram fabricadas. O modelo G.59-4A tinha um motor Roys-Royce Merlin 500/20 com 1.420HP de potência. A envergadura era de 11,58m e o comprimento de 9,47m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.460Kg; atingia a velocidade máxima de 593Km/h, com alcance de 1.420Km e teto de 11.500m. A aeronave estava armada com duas ou quatro metralhadoras de 12,7mm (calibre .50).
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