Piaggio P.108
(E.R. Hickel)
Bombardeiro pesado P.108 para sete tripulantes. Bombardeiro quadrimotor de 1940, único em sua categoria na Regia Aeronautica. Tinha armamento defensivo muito avançado para a sua época, inclusive com duas torretas de metralhadora acionadas a controle remoto no dorso das naceles externas. O primeiro bombardeiro aliado com armamento defensivo similar foi o B-29, desenvolvido muito mais tarde. No entanto, apenas 163 unidades foram produzidas e seu uso operacional foi mais restrito ainda; quer por problemas técnicos, má organização administrativa, ou mesmo temor de perda do arsenal aéreo. Assim o uso em combate limitou-se a um certo número de ataques com poucos aparelhos. No P.108A, de patrulha naval, foi instalado um canhão de 102mm no nariz, numa leve depressão na fuselagem. As variantes P.108C e P.108T eram aeronaves de transporte (C - para tropas e T - para materiais). Estas duas últimas variantes tinham diâmetro de fuselagem maior e quase não foram usadas pela Regia Aeronautica. Quem se aproveitou delas foi a Luftwaffe, que com o armistício italiano em setembro de 1943, confiscou todos os 15 P.108C e P.108T produzidos. Estes aparelhos foram depois utilizados nas evacuações do front russo em 1944. O modelo P.108B tinha quatro motores Piaggio P.XI RC.40 com 1.000HP de potência cada. A envergadura era de 32,00m e o comprimento de 22,92m. Suportava peso máximo de decolagem de 29.500Kg; atingia a velocidade máxima de 427Km/h, com alcance de 3.600Km e teto de 8.600m. A aeronave estava armada com duas metralahadoras de 7,69mm (calibre .30) mais seis metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar até 3.500Kg de explosivos.
Resumos Relacionados
- Yakovlev Yak-6
- Savoia-marchetti Sm.84
- Kawasaki Ki.66
- Yokosuka H5y
- Ilyushin Il-4
|
|