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Debatendo com o MST 2
(Steve Rogers)

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OMAR PSOL: Então quer dizer que no socialismo não haverá troca de mercadorias? E que as pessoas não vão receber pelo seu trabalho?O ato de vender úm produto, por si só, não caracteriza uma atividade capitalista. O que a caracteriza como tal é a apropriação privada do excedente, ou seja, se o lucro for para o bolso de alguém do MST. Mas se for pra financiar suas lutas, o Movimento faz muito bem em oferecer tais produtos.E mais: os sem-terra devem montar cooperativas para vender os produtos feitos nos assentamentos diretamente para a população urbana.
Pablo: Omar,da mesma maneira que agradeci ao Pedro Henrique pela elegância em debater, dirijo a você os mesmos agradecimentos. Vou comentar da mesma forma que fiz com o Pedro Henrique suas respostas, ok?Omar: Então quer dizer que no socialismo não haverá troca de mercadorias? E que as pessoas não vão receber pelo seu trabalho?Pablo: sim, até hoje foi exatamente assim que aconteceu, seja em Cuba, na China e na URSS. A troca de mercadorias era (e em Cuba ainda é) proibida como se fosse contrabando, e quanto a receber dinheiro, basta verificar a situação dos trabalhadores das fazendas coletivas chinesas para entender como eles são remunerados. Há províncias em que o Yuan nem sequer circula. Em Cuba isto tb ocorre. Neste sentido, até hoje ps regimes socialistas sempre foram taxativos e fortes no sentido de controlar a circulação de dinheiro e mercadorias (se quiser, depois trago fontes que comprovam o que digo, baseadas até mesmo no PRAVDA).Devido a isto não tenho como pensar que um regime socialistas iria propor algo diferente tendo a mesma base ideológica.Omar: O ato de vender úm produto, por si só, não caracteriza uma atividade capitalista. O que a caracteriza como tal é a apropriação privada do excedente, ou seja, se o lucro for para o bolso de alguém do MST. Mas se for pra financiar suas lutas, o Movimento faz muito bem em oferecer tais produtos.Pablo: Não é isto o que Marx propõe na "Crítica da Economia Política". Na realidade a apropriação da mais-valia sob qualquer forma caracteriza sim uma atividade capitalista, e isto se dá pelo fato de que (segundo Marx) a natureza do regime capitalista está presente em sua capacidade de reprodução do capital. Mas o que é o capital? é algo que rende lucros (ou dividendos) para quem detém sua posse. Visto do ângulo de sua argumentação, o MST se igualaria (por exemplo) a uma Organização de Direita ou uma grande empresa do ponto de vista da utilização dos recursos oriundos da venda de mercadorias, pois ambos o fazem com vistas a financiar suas idéias. Quanto à distinção entre apropriação pública e privada, parto do princípio que o MST é absolutamente idôneo do ponto de vista da gestão de seus recursos (apesar de ter visto notícias que indicavam o envolvimento de José Rainha no desvio de recursos públicos, não considero a veracidade das fontes por serem pouco confiáveis, então nem levo em conta isto), mas mesmo assim não deixo de realizar uma comparação neste sentido, ou seja, se o Partido Republicano Norte-Americando, com vistas a financiar um projeto de repressão ao comunismo nos EUA vende seus produtos e se utiliza dos lucros para atingir seu objetivo (sem desvio para o bolso de ninguém do Partido), isto não seria uma atividade capitalista (não falo das finalidades, mas sim da atividade-meio)? Dificilmente não seria. Da mesma maneira, se o MST para ganhar espaço começa a utilizar-se de estratégis de marketing, e igualmente passa a se utilizar de meios de acumulação capitalista para auferir recursos monetários não há como deixar de notar que há aí uma ideologia capitalista subjacente ao movimento, por mais que se diga que isto apóia a causa e que esta é socialista. Omar: E mais: os sem-terra devem montar cooperativas para vender os produtos feitos nos assentamentos diretamente para a população urbana. Pablo: não duvido que vc pense isso, mas gostaria somente que me respondesse o porque de tal prática. Não te parece que isto vai aprofundar ainda mais a dependência deste movimento em relação ao capitalismo financeiro e ao consumismo que vocês tanto dizem desprezar? Não te parece que há uma enorme contradição entre a causa defendida e o fim utilizado?Aguardo resposta.



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