Savoia-Marchetti SM.79
(E.R. Hickel)
Bombardeiro médio/ torpedeiro SM.79 para cinco tripulantes. Lançado em 1936, o SM.79 Sparviero (gavião) foi construído nas versões bimotor e trimotor. Os aparelhos bimotores foram fabricados apenas para exportação para o Brasil, Iraque, Romênia e Iugoslávia. Conhecido como Gobbo (“corcunda”) por suas tripulações, o SM.79 foi o mais famoso de uma geração de bombardeiros italianos tri-motores. A versão original de bombardeiro surgiu de um desenvolvimento de um avião de transporte civil de passageiros de 1934, mas foi atuando como avião-torpedeiro que ele ganhou reconhecimento e respeito durante a Segunda Guerra Mundial. A aeronave "corcunda" era robusta e proveu inestimável serviço, mesmo nas mais difíceis condições; tanto como bombardeiro ou como torpedeiro. A produção foi encerrada em 1944 após cerca de 1.370 unidades entregues. O modelo SM.79 tinha três motores Alfa-Romeo P.126 RC.34 com 1.000HP de potência cada. A envergadura era de 21,20m e o comprimento de 16,20m. Suportava peso máximo de decolagem de 12.500Kg; atingia a velocidade máxima de 434Km/h, com alcance de 1.900Km e teto de 7.000m. A aeronave estava armada com três metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar até 1.000Kg de explosivos.
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