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Savoia-Marchetti SM.93
(E.R. Hickel)

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Bombardeiro de mergulho biposto SM.93. Projetado por Alessandro Marchetti, com vôo inaugural em janeiro de 1944, o SM.93 era uma aeronave interessante em vários aspectos. Primeiro, era impulsionado por um motor Daimler-Benz DB 605A, 12 cilindros em V invertido e refrigerado a líquido, instalado por baixo da posição do piloto, praticamente dentro da cabine. Segundo, o piloto manejava o aparelho de bruços enquanto o navegador/artilheiro ocupava um assento normal voltado para a ré. Terceiro, a construção era toda em madeira, o que, para a época de lançamento do SM-93, era única entre os bombardeiros de mergulho. A posição do piloto objetivava evitar a perda de sentidos na saída do mergulho e a construção em madeira, como alternativa para a escassez de metal. Os testes de vôo do protótipo foram conduzidos pela Comissão de Controle Germânica até março de 1944, quando foram encerrados. Nestes testes a velocidade de mergulho da aeronave chegou a marca dos 900 km/h. Apenas um protótipo foi produzido. O modelo SM-93 tinha um motor Diamler-Benz DB 605A com 1.475HP de potência. A envergadura era de 13,90m e o comprimento de 10,93m. Suportava peso máximo de decolagem de 5.500Kg; atingia a velocidade máxima de 542Km/h, com alcance de 1.650Km e teto de 8.200m. A aeronave estava armada com três metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) mais um canhão de 20mm e podia carregar até 820Kg de explosivos.



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