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Ikarus Orkan
(E.R. Hickel)

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Bombardeiro leve/ aeronave de ataque biposto Orkan. O projeto do Orkan teve início em 1936, com o desenho de uma aeronave multifunção, bimotor de asa alta. Em março de 1938 a Real Força Aérea Iugoslava encomendou à Ikarus a produção de um protótipo com motor Hispano-Suiza 14 Ab de 680 HP, porém, com o início da Guerra, os motores não puderam mais ser entregues pela França e no final de 1939 tomou-se a decisão de equipar o protótipo com os motores Fiat A.74 RC.38 de 840 HP. O Orkan fez seu vôo inaugural em junho de 1940 mas danificou-se no pouso. Foi reparado em março de 1941, fazendo 13 vôos com excelente desempenho. A aeronave foi finalmente danificada por caças alemães no campo Zemun, quando do início das hostililidades com os germânicos. Assim danificado foi capturado e levado para a Alemanha, permanecendo obscuro seu destino lá. O modelo Orkan tinha dois motores Fiat A.74 RC.38 com 840HP de potência cada. A envergadura era de 13,25m e o comprimento de 10,00m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.500Kg; atingia a velocidade máxima de 545Km/h, com alcance de 1.200Km e teto de 11.000m. A aeronave estava armada com três metralhadoras de 7,69mm (calibre .30) mais um canhão de 20mm e podia carregar até 400Kg de explosivos.



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