Ikarus Orkan 
(E.R. Hickel)
  
Bombardeiro leve/ aeronave de ataque biposto Orkan.         O projeto do Orkan teve início em 1936, com o desenho de uma aeronave         multifunção, bimotor de asa alta. Em março de 1938 a         Real Força Aérea Iugoslava encomendou à Ikarus a produção         de um protótipo com motor Hispano-Suiza 14 Ab de 680 HP, porém,         com o início da Guerra, os motores não puderam mais ser entregues         pela França e no final de 1939 tomou-se a decisão de equipar         o protótipo com os motores Fiat A.74 RC.38 de 840 HP. O Orkan fez         seu vôo inaugural em junho de 1940 mas danificou-se no pouso. Foi         reparado em março de 1941, fazendo 13 vôos com excelente desempenho.         A aeronave foi finalmente danificada por caças alemães no         campo Zemun, quando do início das hostililidades com os germânicos.         Assim danificado foi capturado e levado para a Alemanha, permanecendo obscuro         seu destino lá. O  modelo Orkan tinha dois motores Fiat A.74 RC.38  com 840HP de potência cada. A envergadura era de 13,25m e o  comprimento de 10,00m.  Suportava peso máximo de decolagem de 4.500Kg; atingia a velocidade  máxima de 545Km/h, com alcance de 1.200Km e teto de 11.000m. A aeronave  estava armada com três metralhadoras de 7,69mm (calibre .30) mais um canhão de 20mm e podia carregar até 400Kg de explosivos. 
 
  
 
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