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MAPEAMENTO PARTICIPATIVO PARA O MANEJO FLORESTAL POR POPULAÇÕES TRADICIONAIS
(Pinheiro; L. A. F. V.)

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O manejo florestal por populações tradicionais (ou não) têm por excelência um componente espacial. A distribuição dos recursos de interesse e a distância aos núcleos das comunidades interferem na sazonalidade e intensidade de utilização. Comunidades normalmente apresentam uma classificação muito refinada dos diferentes tipos de solos, ecossistemas da região ancestral que habitam.
Técnicas de mapeamento e cartografia são utilizadas como ferramentas de poder desde tempos remotos. A delimitação de áreas e seus usos sempre foi decorrente de processos verticais e atualmente tecnocráticos que desconsideram o conhecimento e os interesses das populações diretamente influenciadas por estas decisões.
O recente desenvolvimento destas técnicas incorporou uma gama de novas tecnologias de ponta como (i) sistema de posicionamento global (GPS); (ii) sensoriamento remoto; (iii) tecnologias relativas a bancos de dados; (iv) sistemas de informação geográfica (SIG), entre outras e as inseriu definitivamente num formato digital. Se por um lado este desenvolvimento popularizou o mapeamento e a utilização de informações espaciais na comunidade científica envolvida com questões socioambientais por outro, distanciou ainda mais esta ferramenta da realidade das populações que efetivamente manejam seus recursos florestais.
O mapeamento participativo surge como parte de um novo enfoque onde as comunidades tradicionais são elevadas para o status de agentes do seu próprio desenvolvimento, no instante que aprendem ferramentas tecnológicas que lhes dão poder para identificar as totalidade dos seus recursos , maneja-los segundo seus citérios e principalmente tomar decisões independentes.
Neste contexto este trabalho procura enfatizar alguns aspectos metodológicos que se efetivamente incorporados ao planejamento de um mapeamento participativo podem potencializar a seus resultados tanto a comunidade quanto para a comunidade cientificamente relacionada.



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