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Antigos e novos terapeutas - Abordagem Transdisciplinar em psicoterapia
(Roberto Crema)

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A Abordagem Transdisciplinar em Psicoterapia é a quinta força ou revolução na psicologia ocidental. Alia a polaridade pessoal-transpessoal, investigando tanto as forças do ego quanto as fronteiras expandidas além do ego, aliando raízes e asas, centrada na consciência da inteireza. As quatro outras revoluções, seriam a Psicanálise, o Comportamentalismo, o Humanismo e a Transpessoal. A Normose é uma patologia da normalidade. Se caracteriza pelo conformismo e adaptação a um contexto mórbido em grande escala, e pela estagnação da dinâmica evolutiva, que é inerente à realidade humana. Quando um sistema como o nosso ocidental passa por um estado dominante de desequilíbrio, a normalidade é, então, uma enfermidade Há quatro pressupostos do que seja o ser humano, cada um trazendo suas repercussões psicoterápicas. O Somático. Materialista. O ser humano é um animal fruto de uma evolução mecanicista determinada pelo acaso e pela necessidade. A psique é um reflexo da realidade material cerebral. Somos um pacote de reflexos incondicionados e condicionados. O psicossomático. Além do corpo, a psique. Interconectados, interdependentes. A psique é um pacote de memórias. Isis, uma cliente, saiu do Brasil com medo da violência, ao voltar de férias foi degolada. Algum tempo depois numa terapia de grupo uma das participantes sente sua garganta incomodada. Percebe-se que é Isis. Há um trabalho terapêutico com Isis. O Psíquico dela ainda não sabia o que havia acontecido. Foi-lhe explicado. O psicossomático-noético.O noético é a ponta fina da alma. O espaço de silêncio em nosso ser. É a consciência sem objeto. Uma metaconsciência. De onde vem os arquétipos estruturantes do ser humano. O quaternário. No pressuposto anterior há a horizontalidade do ser humano. O quarto elemento é o Pneuma que traz a verticalidade.É o sopro, o alento vital que nos atravessa. A grande vida, a que resta quando não resta nada... Há quatro estações do amor. São alinhadas aos quatro pressupostos antropológicos. A Pornéia como uma forma de amar materialista é aquela do bebê que suga. O pressuposto psíquico, mental e emocional é o amor Eros, é o adolescente sentimental. O terceiro pressuposto, noético é o amor Philia, o amor da maturidade e da reciprocidade. O último ,o pneumático, fala do amor Ágape, o amor que ama através de nós, que ama o amor, que ama o inimigo, cuja recompensa é o próprio amor. A Análise não pode ser usada como método terapêutico único. A análise corta, divide, dilacera, as pessoas se sentem separadas de si mesmo. A Síntese é um método que permite que o individuo se sinta inteiro. A Análise e a Síntese juntas podem ser métodos de um trabalho inteiro. A metodologia da Síntese Transacional cita diversos autores, entre eles: Wilhelm Dilthey que afirmou ser o ser humano uma unidade destacando o espírito; William James que levava em consideração todas as experiências da ciência e religião; Jan Smuts do conceito de Holismo; Jung que desenvolveu a interpretação dos sonhos e a sincronicidade na física quântica; Roberto Assagioli que desenvolveu a psicosíntese com o self transpessoal; Victor Frankl da logoterapia; K. Graff-Durckheim da terapia iniciática defendendo a plenitude e a unidade; Kyriacos Markides que desvendou a exomatose, os elementais e a amorosidade; Ramón Soler da universidade da síntese; Pierre Weil e seu cosmodrama; J. Krisnamurti convocando ao despojamento e desnudamento, pátria do silêncio. A história dos eventos importantes sob o prisma da transdisciplinaridade e do holismo: a Declaração de Veneza em 1986, o II Fórum tratando da sobrevivência no século XXI, a Carta de Paris O documento, Em direção à ecoética no III Fórum, o I congresso Mundial de Transdisciplinaridade no Convento de Arrábida, o projeto Ciret-Unesco: Evolução transdisciplinar da universidade em Locarno, Suíça. Tais eventos tratam da transdisciplinaridade como novo paradigma na ciência. Há uma ligação da síntese com a metade direita do cérebro, enquanto a análise se organiza na metade esquerda do cérebro. O corpo caloso é o substrato fisiológico da transdisciplinaridade, a terceira visão, o chifre do unicórnio. O unicórnio, como símbolo da nobreza, inocência, pureza de sentimentos, da consciência não dual. O trabalho do autor se volta para o despertar desta metaconsciência, que é a união dos opostos Os sonhos não são fantasias bobas, o real é o que atua, e o sonho atua. A vigília e sonho têm uma equivalência e continuidade, a parte analítica e a sintética. Só um sonho pode compreender outro sonho. Há uma comunidade de sonhos, seus clientes, que o autor chama de amigos evolutivos, estão sempre contando e esclarecendo seus sonhos entre si. A “cartografia”, um estudo das várias dimensões do ser humano: a persona; Sombra ou inconsciente pessoal; Inconsciente familiar; Inconsciente simbiótico; Inconsciente coletivo e transexistencial; Inconsciente cósmico; Inconsciente Angelical; O Ser; O Criador; O aberto. A fenomenologia do livro de Anamaria, que tem problemas em um olho. Na infância viu a morte do pai assassinado e do assassino. Neste momento seus olhos quiseram olhar para lugares diferentes. Uma perda de um irmão querido, trouxe novamente a dor da perda. Este irmão lhe aparecia em sonhos e lhe trazia a cura de seus males. Ensinava-lhe de maneira sábia a sair da crise em que se encontrava. Solidão e doença. Uma longa jornada com um final feliz na qual Anamaria se torna uma educadora terapêutica, ajudando pessoas de maneira lúcida e graciosa devido a grande experiência de sua vida. Sonho e vigília se entranham neste caso de forma especial e educativa.



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- A Interpretação Dos Sonhos

- O Desenvolvimento Psicossocial

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- Sobre O Inconsciente.



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