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Qualidade na Aeronáutica
(Fabiano Giannini)

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Filosofia da qualidade:

Qualidade é a característica que tem uma empresa de satisfazer as necessidades dos seus clientes e dos seus funcionários. Produzir com qualidade implica em organização, comprometimento e responsabilidade em todos os níveis na empresa.
Os benefícios para os funcionários vêm em função de um ambiente de trabalho mais organizado onde todos sabem exatamente o que devem fazer, na oportunidade que tem o profissional em se realizar produzindo mais e melhor, tornando-se assim uma peça vital na organização que o empresário se preocupa em não perder, surgindo assim o primeiro ponto positivo que é a sua estabilidade no emprego.
No passo seguinte, com um sistema de qualidade já ajustado, as empresas passam a ter maiores lucros e será possível pagar melhores salários ou mesmo abrir novos empregos. Algumas empresas no Brasil já demonstraram excelentes resultados após terem implantado o sistema de qualidade total (TQC) em suas linhas de produção.
Em uma grande siderúrgica aqui no Brasil houve um aumento de 25% na sua produção, a sucata foi reduzida em 70% e as não conformidades em 90%, traduzindo-se em 70 milhões de dólares de economia em um só ano. Não adianta ficar esperando uma fórmula milagrosa que vai salvar as empresas, cada um de nós tem arregaçar as mangas e partir rumo a qualidade total.

Organização:

Organizar uma empresa não é fácil. Dezenas de sistemas de qualidade são apresentados ao mercado todos os dias. Escolher um que satisfaça as necessidades de uma empresa depende de vários fatores. O que pode ser bom para o nosso vizinho, pode não ser bom para nós. Por outro lado, um mesmo sistema pode ter resposta diferente em duas empresas.
Antes de qualquer escolha, uma centena de informações precisam ser analisadas para depois o sistema ser adequado e implantado. Mesmo assim, surgem outras variáveis que tornam o processo de implantação moroso e pouco amistoso. Um dos fatores mais preponderantes é a resistência às mudanças por parte dos funcionários. Austeridade nesse processo não funciona. Educação é a palavra chave. Todos têm que participar de forma voluntária para que tudo dê certo.
Para organizar o sistema de qualidade de uma empresa, o primeiro passo a ser dado é a criação do manual da qualidade e seus procedimentos. Isto pode ser feito baseado em uma norma de qualidade, como a norma internacional da série ISO-9000 e em seguida buscar a certificação BS IN ISO-9001ou 9002 ou 9003
de 1994, modelos para a garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica conforme a norma escolhida.
A obtenção da certificação serve para comprovar a implantação do sistema que vai garantir a qualidade final do produto. Isto pode ser obtido a um custo alto e com um tempo de fabricação do produto até mesmo maior do que se tem hoje. Sendo assim, há necessidade da implantação de um sistema de gestão da qualidade que vai agilizar o processo sem depreciar a organização e a qualidade final do produto. Como sistema de gestão, hoje se fala muito em qualidade total, modelo criado pelos japoneses.
De qualquer forma as empresas devem estudar um sistema de gestão da qualidade que seja adequado à sua estrutura para gerir o sistema qualidade ora
implantado. Um bom começo é preparar a população da empresa para essas mudanças. Este livro pode ser usado como elemento para fornecer idéias para
a preparação dessas novas mudanças.

Qualidade na Aeronáutica

Nosso comportamento diante das mudanças:

Na verdade a palavra mudança pode ser traduzida em oportunidade. Quando se muda alguma coisa, todos tem a chance de sair ganhando e isso só depende de você. O primeiro passo é se conscientizar de que mudar é preciso e aí é só procurar o seu lugar no sistema. Para isso é necessário adquirir conhecimentos e se educar. Hoje não trabalhamos mais em benefício próprio, mas pela melhoria da comunidade e fora dela. A empresa esta amarrada nasociedade através dos empregados, clientes, fornecedores, etc, e nós temos que viver em função dessa sociedade.
A empresa são bens e pessoas. Os bens se compram ou se melhoram com dinheiro. As pessoas se melhoram com conhecimentos. Nos programas de qualidade, as pessoas aprendem que têm que adquirir conhecimentos e de se educar. Isso é qualidade. Essa qualidade é abrangente e não reflete só na empresa; ela também reflete na sociedade, no lar, no trânsito e em todas as atividades humanas. Para se transformar uma empresa é preciso mudar as pessoas que nela trabalham. Temos que primeiro que aprender a assumir responsabilidades pelo que fazemos; isso é comprometimento e assim a empresa depende do trabalho e do conhecimento de cada um. Isto tornará o funcionário forte e estável na empresa e essa conquista será um pró do seu trabalho com qualidade. A maioria dos empresários já entenderam o quanto é importante manter na empresa funcionários comprometidos. Os resistentes as mudanças certamente não acharão seu lugar dentro desta nova estrutura e estarão fadados a trilhar um longo caminho até se tornarem comprometidos com o seu trabalho.



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