A Vida como um Jogo
(Lucia Winther)
A VIDA COMO UM JOGO
Você sabe o que é a vida, realmente?
Bem, você nasce, cresce, estuda, trabalha, ganha dinheiro, gasta dinheiro, casa, tem filhos, separa, casa de novo, muito bem; mas qual é o sentido de tudo isso? Às vezes, a vida parece muito confusa?
Tomando como base o fato de que a segurança em si mesma é uma compreensão e a insegurança existe na ausência do conhecimento, entender o que é a vida lhe trará mais segurança em todos os aspectos de sua existência.
Hubbard descreve a vida:
“Podemos compreender melhor a vida ao compará-la a um jogo.
Apesar da quantidade de sofrimento, dor, miséria, tristeza e angústia que podem existir na vida, a razão da existência é a mesma razão que se tem para jogar um jogo: interesse, competição, atividade e posse.
Alguma vez pode ter parecido estranho para você o fato de pessoas se arriscarem a ferir-se fisicamente num campo de jogo apenas pela “diversão”. Da mesma forma pode parecer estranho que as pessoas continuem a viver ou a entrar no jogo da vida, arriscando-se a todo tipo de tristeza, atribulações e dor, apenas para terem algo que fazer”. (...)
“A vida é um jogo. Um jogo é composto de liberdade, barreiras e propósitos. Isto é um fato científico, não uma mera observação”.
Isso faz sentido para você? É importante poder pensar com os dados oferecidos, analisá-los e concluir se são verdadeiros ou não para você.
Vejamos um exemplo: Num jogo de futebol o propósito é o gol, a liberdade é poder correr e driblar os jogadores oponentes, é poder passar a bola a outro jogador do mesmo time e fazer uma jogada conjunta que leve ao gol. As barreiras são os jogadores adversários, o cansaço de tanto correr, os erros de passe e lances ao gol, as faltas que ocorrem, as quedas que podem machucar, etc.
Enquanto houver o propósito e as barreiras forem equilibradas às liberdades, o jogo seria bem interessante. Jogar contra um time muito mais forte ou um time muito mais fraco não seria bom. Não haveria realmente uma condição de jogo, certo?
Igualmente acontece na nossa vida. Nós temos um impulso muito forte à sobrevivência. Por isso que apesar das muitas barreiras ou dificuldades que enfrentamos, continuamos a jogar o jogo da vida.
Uma pessoa começa a desistir do jogo da vida quando a quantidade de barreiras, dificuldades e sofrimentos é tanta que acabam desequilibrando e inibindo a força dinâmica da sobrevivência.
Cada vez que você se sente desmotivado, inseguro, indeciso e quer desistir de alguma atividade ou objetivo é porque houve um desequilíbrio entre liberdades e barreiras no seu jogo.
Isso tudo faz com que você até esqueça de seus objetivos. Da mesma forma que esquecer do gol levaria à derrota do time no jogo de futebol, a sua vida começa a decair quando você esquece de seus objetivos.
Vamos analisar as barreiras que lhe impedem de atingir seus objetivos na vida.
Pegue uma folha de papel e desenhe uma grande flecha com a ponta para o lado direito e escreva objetivo. Desenhe uma outra flecha de igual tamanho, mas na direção oposta, sendo que uma ponta está exatamente tocando a outra ponta. O que você tem aí? Duas flechas, uma indo da esquerda para a direita e outra da direita para a esquerda. Na flecha com a ponta para o lado esquerdo escreva barreira. Agora, analise, se as duas flechas têm tamanho igual e representam a mesma força, nada acontece, não há movimento. Você empurra de um lado e obtém a mesma quantidade de força oposta. Então, nada se mexe. Se a flecha barreira for mais forte que a flecha objetivo, ela vence e você perde.
Foquemos na flecha “barreira”. Que barreiras seriam essas que têm tanta força assim para parar sua flecha “objetivo” ou até se sobrepor a ela? Teriam que ser barreiras pessoais, internas, coisas como falta de motivação, baixa auto-estima, insegurança, estresse, falta de confiança em si mesmo etc.
O Sr. Hubbard descobriu que essas barreiras vêm da sua mente reativa. A mente reativa é a parte da sua mente que grava e armazena experiências de dor e sofrimento e depois usa estes registros contra você, sem o seu conhecimento e controle.
Você poderia até escrever mente reativa nessa flecha oposta ao seu objetivo, porque ela é a maior barreira que você tem no jogo da vida. A mente reativa está cheia de propósitos falsos, de indecisões, de conclusões equivocadas, de emoções e pensamentos negativos. E ela faz que você aja contra seus próprios propósitos e objetivos, tome as decisões erradas, esqueça de seus objetivos e desista.
Com esta descoberta, Hubbard conseguiu desvendar os mistérios da mente e do comportamento humano irracional.
Ele desenvolveu também uma técnica revolucionária que elimina a mente reativa e traz o equilíbrio de volta à sua vida.
O jogo da vida fica muito mais divertido de jogar porque as flechas de seus objetivos começam a se mover e você começa a marcar vários gols!
E é claro que você vai querer continuar atingido mais e mais metas, novas metas. Mas isso é completamente normal e esperado porque se você atingisse tudo que havia almejado na vida, não haveria mais razão para viver e seria o fim do jogo.
Podemos, então, concluir que as respostas aos conflitos do ser humano estão na sua própria mente e por isso podem ser resolvidos.
Resumos Relacionados
- Www.hattrick.org
- Www.runescape.com
- Runescape! (www.runescape.com)
- Puzzle Pirates
- Utopia
|
|