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A possibilidade do conhecimento
(HASSEN; Johannes)

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A possibilidade do conhecimento 1. Dogmatismo – É a certeza de algo relativo a uma doutrina. É o não questionamento da razão. Está fundado em princípios, não se questiona o conhecimento. É uma atitude natural de conhecimento. O dogmatismo está dividido em: teóricos – conhecimentos teóricos determinados, éticos – ocupam-se da moral e religioso – ocupa-se dos elementos sagrados. 2. Ceticismo - É o contrário do dogmatismo. Para o ceticismo não pode ser conhecido, no máximo investigado, o conhecimento. Ceticismo quer dizer: investigação, procura. Para os mais radicais: Não consiste em alcançar a verdade, só procurá-la.O ceticismo está dividido em Metódico – coloca em dúvida tudo que é certo ou verdadeiro e Sistemático – que questiona e duvida de tudo. 3. Subjetivismo e Relativismo – Subjetivismo é algo que não é objetivo, o ser interage com o objeto. Relativismo pode ser Individual - onde o conhecimento é particular, Genérico – onde o que vale para um pode valer para o todo e, ainda, pode estar sujeito a Fatores Externos – onde a verdade é relativa ao local, tempo, período, etc.
4. Pragmatismo – Trata o conhecimento como utilidade, ele só é verdadeiro quando serve para realização humana e sua felicidade. Doutrina baseada em que as idéias ao tem significado no plano de suas conseqüências. Entre os filósofos estão Hans Vaihinger e Nietzsche que adotam que o que é verdadeiro tem de ser útil. 5. Criticismo – Considerava-se Kant o fundador do Criticismo, que é um ponto intermediário entre o Dogmatismo e o Ceticismo. Se restar dúvida deve-se usar o criticismo. Nada pode ser exatamente dogmático ou cético, as dúvidas devem ser levantadas para análise e problematização e posteriores posições.
Ao efetuar a leitura do conteúdo, pode-se observar a variedade como podemos analisar o conhecimento, considerando que o Dogmatismo é ingênuo em acreditar em tudo e o Ceticismo radical em duvidar de tudo, ficamos aliviados em saber que podemos nos valer do Criticismo para tentar contra-balançar a avaliação sobre o conhecimento. Não obstante, acredito que o Relativismo tem mais a ver com a nossa atualidade, tendo em vista que, hoje, ao fazermos analise dos fatos cotidianos nada é tão verdadeiro ou tão falso. O que nos leva a problematizar, não seria realmente bom para o ser humano o pragmatismo?



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