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Nakajima G10N
(E.R. Hickel)

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Bombardeiro pesado trans-oceânico G10N
Fugaku (monte Fuji) para 6 a 10 tripulantes. Em 1943, a Nakajima, por conta própria, iniciou
os estudos de uma aeronave que fosse capaz de atacar o território
americano no outro lado do Pacífico, o Projeto Z. Como era de se
esperar, espelharam-se no B-29 para iniciar o projeto visto que este tinha
o alcance e desempenho necessários para chegar ao território
japonês. O Projeto Z atraiu a atenção dos militares
e a concepção e dados já reunidos pela Nakajima serviram
de base para um requerimento conjunto da Marinha e Exército japoneses.
Inicialmente a Nakajima planejou equipar a aeronave com motores de grande
potência Nakajima Ha-505 radial de 36 cilindros (5.000 HP), três
em cada asa; porém logo viu que tais motores não estariam
disponíveis e assim seis Nakajima NK11A radiais deveriam ser usados,
cada um desenvolvendo apenas 2.500 HP de potência. Definido isto,
o agora designado G10N1 Fugaku começou a emergir da prancheta dos
engenheiros. Lembrando um B-29, o G10N1 seria capaz de levar uma carga de
5.000 Kg de bombas até os Estados Unidos e depois partir para o pouso
na Alemanha. Para missões mais próximas, a carga de bombas
poderia chegar até 20.000 Kg. De maneira geral, como mostravam as
estimativas, o G10N1 seria uma aeronave muito impressionante, com quesitos
muito semelhantes ou mesmo excedendo os do B-29. Porém a pergunta
a se fazer era se os japoneses estariam dispostos a destinar os escassos
recursos de guerra para a construção de tamanha aeronave,
da qual não estavam plenamente certos de sua utilidade para o cenário
de então. Diferentemente de alguns outros projetos de grandes bombardeiros
em que trabalhavam os japoneses, como o Kawasaki Ki-91 e o Nakajima G8N
Renzan (que já estavam quase na linha de vôo), o G10N1 permaneceu
apenas no estágio de projeto avançado quando do fim da Guerra.
Não houve codnome aliado para o G10N. O
modelo G10N1 tinha seis motores Nakajima NK11A
com 2.500HP de potência cada. A envergadura era de 63,00m e o comprimento de
40,00m.
Suportava peso máximo de decolagem de 70.000Kg; atingia a velocidade
máxima de 680Km/h, com alcance de 19.300Km e teto de 15.000m. A aeronave
estava armada com
quatro canhões de 20mm e podia carregar de 5.000 a 20.000Kg de explosivos.



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