Kawasaki Ka.87
(E.R. Hickel)
Bombardeiro pesado do Exército tipo 87
(Ka.87) para três ou quatro tripulantes. Construído pela Kawasaki em 1926, com partes e desenhos fornecidos
pela fábrica da Dornier em Altenrhein (era o Do-N). O bombardeiro
era praticamente a versão baseada em terra do hidroavião Wal
(sem flutuadores), lançado recentemente pela Dornier com muito sucesso.
Era uma aeronave monoplano bimotor, com asa parasol e construção
toda em metal e tecido. Testes de vôo foram conduzidos por quase um
ano após o lançamento, antes do modelo ser aprovado pelo Exército
Japonês, na primavera de 1927. A produção ocorreu até
1932, com 28 aparelhos (incluindo dois protótipos) entregues ao Exército.
O Ka.87 foi o primeiro bombardeiro japonês capaz de transportar uma
tonelada de bombas. Durante o incidente na Manchúria, uma esquadrilha
(chutai) destes bombardeiros foi empregada experimentalmente por curto período
de tempo. Apesar do avanço tecnológico que representava para
o Exército nipônico (uma aeronave toda em metal), o Ka.87 era
muito lento e não muito apreciado pelas tripulações.
Em 1941 já estava completamente obsoleto. O
modelo Ka.87 tinha dois motores BMW VI com 600HP de potência cada. A envergadura era de 26,80m e o comprimento de
18,00m.
Suportava peso máximo de decolagem de 6.300Kg; atingia a velocidade
máxima de 180Km/h com alcance de 1.500Km e teto de 5.000m. A aeronave
estava armada com cinco metralhadoras de 7,69mm (calibre .30) e podia carregar até 1.000Kg de explosivos.
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