Kawasaki Ki.100
(E.R. Hickel)
Caça monoposto Ki.100 Otsu. No início
de 1945, a Kawasaki adaptou a uma das estruturas sem motor do Ki.61 Hien,
um motor radial Mitsubishi Ha-112. A despeito da repentina e improvisada
conversão este foi, sem dúvida, o melhor caça jamais fabricado no Japão.
Com desesperada pressa, esse aperfeiçoado aparelho começou a ser produzido
como Ki.100. Um dos primeiros Ki.100 destruiu 14 Hellcat sem sofrer baixa,
em sua primeira grande batalha sobre Okinawa, e esta máquina, fácil de ser
pilotada e fabricada, teve um desempenho muitíssimo bom contra as B-29 e
caças aliados até o fim da guerra. Os aliados não chegaram a estabelecer
um codnome específico para o Ki.100; utilizaram o mesmo do Ki.61:
Tony. O
modelo Ki.100-I tinha um motor Mitsubishi Ha112-II com 1.500HP de
potência. A envergadura era de 12,00m e o comprimento de 8,82m.
Suportava peso máximo de decolagem de 3.495Kg; atingia a velocidade
máxima de 590Km/h com alcance de 1.100Km e teto de 11.000m. A aeronave
estava armada com duas metralhadoras de 13,2mm (calibre .50) mais dois
canhões de 20mm e podia carregar até 500Kg de explosivos.
Resumos Relacionados
- Kawasaki Ki.61
- Kawasaki Ki.102
- Kawasaki Ki.102
- Reggiane Re.2006
- Kawanishi J6k
|
|