Critérios de validação de hipóteses
(avb)
Critérios de validação das hipóteses: articulação hipótese/experimentação.O problema da demarcação (distinguir as teorias científicas e as que não são) implica um critério de cientificidade.
1] verificabilidade – A experimentação procura confirmar e comprovar a hipótese, ou seja, procurar o seu valor de verdade através da observação. Objecção: a observação “completa” de tudo é impossível.
2] falsificabilidade – Segundo Popper, uma teoria é científica somente se for empiricamente falsificável, ou seja, se for incompatível com algumas observações possíveis e for possivel refutá-la. Logo, uma teoria irrefutável pois não tinha qualquer conteúdo empírico ou informação de valor (como p.e. “amanhã chove ou não chove”).§ Grau de falsicabilidade: quanto maior for, mais informação sobre o mundo transmite.
Resumos Relacionados
- A Lógica Da Investigação Científica
- Conferência De Karl Popper
- Formacao De Uma Teoria Cientifica
- Progresso Científico
- O Que é Teoria
|
|