BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


SAFÁRI DE ESTRATÉGIA
(H.Mintzberg; B.Ahlstrand; J.Lampel)

Publicidade
Já há muitos anos o planejamento estratégico – PE, vem funcionando como ferramenta fundamental para a confecção de estratégias, objetivos, planos e projetos para as empresas.

A importância e o valor do PE é inegável, pois se trata de um modelo de fácil implementação nas empresas, por seu perfil didático e pela metodologia simplificada. Algumas reuniões anuais entre as principais lideranças são suficientes para que a organização direcione ou redirecione seus rumos e obtenha indicadores de acompanhamento de seus resultados.

Ao planejamento estratégico liga-se uma segunda variável indispensável nas empresas que é a introdução da cultura do pensamento estratégico como instrumento de gestão.

Entretanto, apesar a disseminação da cultura, o PE está longe de ter seu assunto esgotado e os gestores devem motivar-se com os ótimos resultados que são alcançados para aprofundar-se no assunto.

Para se avançar nessa trajetória, a obra mencionada, de Mintzberg, Ahlstrand e Lmpel, dos quais o mais conhecido é Mintzberg, responsável por importantes textos sobre administração, como o próprio nome sugere faz uma verdadeira varredura por todas as escolas de pensamento estratégico, destacando as principais abordagens e identificando inúmeras outras ferramentas além do próprio PE.

Além dos conceitos do PE, como visão, missão, forças e fraquezas internas, ameaças e oportunidades externas, objetivos, planos e projetos, o livro aborda temas como hierarquia das estratégias – corporativa, genéricas, de negócios, de marketing e funcionais – posicionamento estratégico (conceito habitualmente empregado no marketing, mas que deve ser remetido para a estratégia de negócios da empresa), estratégia competitiva (modelo de Porter das forças que interagem na concorrência entre empresas) e muito mais nesta incomparável obra. Os leitores desta obra com certeza se motivarão ao aprofundamento de seus conhecimentos sobre o tema e serão remetidos para livros e textos de autores como Porter, Ries e Trout, Aaker, Day, Ansoff e McDonnelll, Collins e Porras, Hamel e Prahalad entre outros. Editora Bookman, 304 páginas e custo aproximado de R$ 80,00.



Resumos Relacionados


- Estrategia De Marketing

- Plano Estratégico: Marketing

- Estratégia Competitiva, Estratégias Genéricas, Processo Da Estratégia

- Visão E AÇÃo EstratÉgica

- A Arte Da Guerra Aplicada Ao Marketing



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia