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Novas considerações a respeito de paradigmas
(Entrevista: Joel Barker – Tom Brown.)

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Fichamento:
Joel Barker foi o primeiro a reconhecer como os princípios científicos de paradigmas poderiam ser associados a negócios e organizações.

Paradigmas são conjuntos de regras e de regulamentos empregados a fim de estabelecer limites para nós mesmos e os quais nos ensinam a respeito de como proceder dentro destes limites, para que sejamos bem sucedidos.
Hoje em dia, as pessoas empregam o termo paradigma porque ele representa uma maneira específica de se discutir um ponto de vista muito importante a respeito do futuro;
Todo campo de especialização é um paradigma;
Todo jogo é um paradigma;
tem limites, vencedores e perdedores.
Qualidade Total:
O velho paradigma era: o gerente conhece a resposta certa, os trabalhadores não. Um operário com uma idéia boa era mandado de volta ao seu lugar.
O novo paradigma é: nossos operários são nosso pessoal-chave; provavelmente são eles que têm as melhores idéias.
Isso é uma inversão de regras (medida de mudança de paradigma).
Muitas vezes as pessoas não mudam o paradigma, apenas o melhoram ou acrescentam novas regras.
Quando se consegue uma mudança, duas coisas têm que ter ocorrido:
Os limites têm que ter mudado substancialmente;
As medidas de sucesso são substancialmente diferentes.
Em qualquer organização complexa, existem muitos paradigmas para resolver muitos problemas.
Cada faceta da empresa tem seu paradigma;
Se um paradigma mudar, isso causará um efeito que repercutirá em toda a empresa.
Todos os paradigmas são como filtros através dos quais divisamos o mundo e que deixam passar com muita facilidade informações que apóiam nosso paradigma. Já informações discordantes do nosso paradigma enfrentam tremendas dificuldades para passar. Assim acabamos vendo somente uma parte do mundo, e essa parte contém quase que exclusivamente informações que “provam” que estamos “certos”. (Efeito Paradigma).
Podemos desenvolver uma imunidade a esse processo e aumentar nosso limite de tolerância em relação a idéias novas.
Um líder é uma pessoa que você seguirá por rumos que você não tomaria por si próprio.
Os verdadeiros líderes têm seguidores de um paradigma para outro.
Existem pessoas que gerenciam seus paradigmas atuais de forma brilhante, mas não sabem como conduzir suas empresas para o novo paradigma.
Os paradigmas são uma questão de vida ou morte no sentido comercial.
O líder tem a capacidade de antecipar o futuro, e a compreensão certa do que são paradigmas faz parte disso.
O líder deve se esforçar para compreender aonde podem ocorrer mudanças de paradigma.
Uma pessoa que muda paradigmas é quase sempre uma pessoa de fora.
Há precursores do paradigma: pessoas dentro da indústria que enxergam o que está acontecendo e que têm a coragem de mudar.
A primeira coisa recomendada aos precursores era que fossem às suas empresas, de departamento em departamento, e pedissem a cada um que apresentasse uma lista de respostas para a seguinte questão: “Quais são os problemas que você gostaria de poder resolver nesse departamento, mas não tem uma dica a respeito de como fazê-lo?”.
Nessa lista haverá problemas que não podem ser resolvidos empregando o paradigma atual, portanto cada departamento deve sair de dentro de suas delimitações a fim de encontrar soluções.
o Contraste entre dois conceitos: as pessoas que transformam e as pessoas que são precursoras.
Os líderes devem permitir que muitas pessoas ajudem a representar o papel de batedores, fazendo um reconhecimento da situação.
o Fazer pioneirismo em paradigmas é um ato de intuição.
Os pioneiros têm que possuir coragem e capacidade de julgamento intuitivo.
A intuição do líder deve ser ativa, informada e perceptiva o suficiente para que ele possa fazer cm que a companhia atravesse com segurança e sucesso sua passagem para o futuro.
Os líderes e gerente devem conseguir que o recepcionista e o montador de carro fiquem “ligados” em paradigmas. Para isso, os líderes têm que fornecer um compromisso claro, de longo prazo em relação ao futuro e as mudanças – provar que não se trata somente de algum programa-do-mês.
As companhias nos Estados Unidos que iniciaram Qualidade Total, estavam fabricando coisas bastante ruins.
Para uma mudança de paradigma tem de haver transição, que deve ser apoiada pela gerência de primeiro nível.
Uma vez que você chega ao novo paradigma, tudo se torna claro; as suas margens de lucro ultrapassam o topo. Mas durante a transição não há outro modo de fazer as coisas do que passar noites em claro.
Para o terceiro milênio, o fenômeno mais poderoso é “Gaia”, que é a percepção de que o mundo é uma entidade, um tecido vivo, que interage e que nós, como seres humanos, temos que adotar alguns comportamentos fundamentalmente novos – “verdejar”.
As indústrias terão de lidar com o movimento verde, o movimento pela informação, o movimento pelos cuidados com a saúde, o movimento pela educação.
Muitos destes movimentos se misturarão entre si formando novos movimentos.



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