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LOBO NETO, Francisco José da Silveira
(Organização curricular no ensino supletivo: suplência)

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Estuda o Ensino Supletivo, em sua modalidade de Suplência, sob o ponto de vista da Organização Curricular. A partir de uma conceituação de educação e de ensino o trabalho propõe uma formulação de Teoria Curricular aplicável à modalidade de Suplência do Ensino Supletivo, estabelecendo princípios e critérios e identificando as dificuldades e problemas de organização curricular para este tipo de ensino. Estes critérios não devem basear-se em quantidade de conhecimento adquiridos, mas no desenvolvimento da capacidade de aprender cada vez mais. Assim sendo, o ponto fundamental da organização de currículos para este tipo de ensino será a formulação de objetivos que reflitam as necessidades de uma clientela não infantil e conseqüentemente já situada no seu tempo e seu espaço e apta a educar-se desde que a educação que lhe seja ministrada ajude sua transformação pela ação sobre a circunstância. Um plano curricular para o Ensino Supletivo/Suplência de verá apresentar as seguintes características: a) a clientela, situada no tempo e espaço, constitui-se em critério primeiro das opções curriculares; b) os objetivos educacionais são os únicos elementos que poderão ser estabelecidos a priori; c) os conteúdos, embora passiveis de seleção prévia, devem apresentar-se como possíveis alternativas, cuja presença será decidida de acordo com a situação “aqui e agora”.Estuda o Ensino Supletivo, em sua modalidade de Suplência, sob o ponto de vista da Organização Curricular. A partir de uma conceituação de educação e de ensino o trabalho propõe uma formulação de Teoria Curricular aplicável à modalidade de Suplência do Ensino Supletivo, estabelecendo princípios e critérios e identificando as dificuldades e problemas de organização curricular para este tipo de ensino. Estes critérios não devem basear-se em quantidade de conhecimento adquiridos, mas no desenvolvimento da capacidade de aprender cada vez mais. Assim sendo, o ponto fundamental da organização de currículos para este tipo de ensino será a formulação de objetivos que reflitam as necessidades de uma clientela não infantil e conseqüentemente já situada no seu tempo e seu espaço e apta a educar-se desde que a educação que lhe seja ministrada ajude sua transformação pela ação sobre a circunstância. Um plano curricular para o Ensino Supletivo/Suplência de verá apresentar as seguintes características: a) a clientela, situada no tempo e espaço, constitui-se em critério primeiro das opções curriculares; b) os objetivos educacionais são os únicos elementos que poderão ser estabelecidos a priori; c) os conteúdos, embora passiveis de seleção prévia, devem apresentar-se como possíveis alternativas, cuja presença será decidida de acordo com a situação “aqui e agora”.



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